Primeiro equipamento público de educação do Jardim Botânico é oficialmente inaugurado

PDOT: Proposta de novo plano territorial é divulgada e comunidade do Jardim Botânico inicia análise dos impactos
julho 31, 2025

Primeiro equipamento público de educação do Jardim Botânico é oficialmente inaugurado

Jardim Botânico, 07 de Agosto de 2025
Por Redação MCJB

Governador anuncia nova escola para os próximos 20 dias; comunidade celebra conquista histórica, fruto de anos de articulação.

Na manhã de quinta-feira, 7 de agosto de 2025, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, inaugurou oficialmente o Centro Educacional (CED) Jardins Mangueiral – o primeiro equipamento público de educação construído e entregue na história de quase 21 anos da cidade do Jardim Botânico. Embora a escola esteja em funcionamento desde o início deste ano letivo, a cerimônia marcou a formalização de uma conquista aguardada há décadas.

Com investimento de R$ 15,3 milhões e capacidade para atender até 1.200 alunos de 6 a 17 anos, o CED conta com 18 salas de aula, biblioteca, quadra coberta, sala de música e estrutura acessível. Erguida em um terreno de quase 6 mil m², as obras começaram em 2021, com previsão inicial de funcionamento em 2023, mas foram concluídas apenas no fim de 2024. As atividades iniciaram em 2025.

Fachada do CED Mangueiral. | Foto: Lorrany Estacio/Redação MCJB.

A implantação da escola supre uma carência histórica: até então, crianças do Mangueiral precisavam se deslocar para regiões como São Sebastião, Plano Piloto ou Lago Sul para estudar, enfrentando longas jornadas e transtornos logísticos. A nova unidade devolve qualidade de vida às famílias e fortalece a rede pública de ensino da região.

O governador foi recebido por um coro de crianças conduzido pelo professor de música da escola, interpretando “Anunciação” de Alceu Valença. Emocionado, afirmou: “Foi uma visita bastante emocionante porque vi de perto a alegria das crianças e o carinho delas ao tratar comigo. Eu já estou no sétimo ano de governo e ver a energia positiva que essas crianças passam para a gente me deixa com o coração muito feliz”.

Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

Durante a cerimônia, o governador Ibaneis Rocha anunciou que, nos próximos 20 dias, outra escola será entregue à comunidade. A expectativa agora se volta para a inauguração da Escola Classe Jardins Mangueiral, aguardada com ansiedade pelas famílias. 

A conquista é fruto da parceria e diálogo contínuos entre comunidade organizada e poder público. Desde 2015, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), a Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM) e a Associação de Moradores do Jardins Mangueiral (AMOR-JM), junto a outras lideranças locais, pressionam o GDF por soluções concretas na área da educação para a região.

Lauro (Assessor do Deputado Thiago Manzoni), Everaldo Sartori (Vice-Presidente do MCJB e Síndico da QC 14), Rafael Lima (Superintendente da AAJM) e Érica Gemus (Presidente do conselho deliberativo da AAJM), na inauguração do CED Mangueiral. | Foto: Redação MCJB

Everaldo Sartori, vice-presidente do MCJB e síndico da QC 14 (um dos 15 condomínios do Jardins Mangueiral), destacou: “A escola representa bem-estar e segurança para as crianças do Mangueiral. É uma estrutura moderna e o início de um projeto maior”. Já Érica Gemus, presidente do conselho deliberativo da AAJM, afirmou: “A comunidade do Mangueiral se sente abraçada e verdadeiramente vista pelo Governo. Estamos muito gratos!”. Para Rafael Lima, superintendente da AAJM, a nova estrutura “melhora a qualidade de vida da região, evita deslocamentos longos, reduz trânsito e cansaço dos alunos. Traz conforto, segurança e ensino de qualidade”.

Na ocasião, o deputado distrital João Cardoso, presidente da Frente Parlamentar do Jardim Botânico, destacou que “quando você traz uma escola para dentro da comunidade, isso tem um significado muito especial, você transforma tudo, elimina o deslocamento excessivo. Eu, como educador, como professor da Secretaria de Educação, sei exatamente o que isso significa”. Já o deputado Rogério Morro da Cruz, também presente na inauguração, classificou a entrega como uma “conquista histórica não apenas para o Jardim Botânico, mas também para São Sebastião”.

Deputados da Frente Parlamentar do Jardim Botânico e demais autoridades do governo presentes na inauguração do CED Mangueiral. | Foto: Lorrany Estacio/Redação MCJB.

O diretor do CED, Jardel Câmara, reforçou que “a escola é de alta qualidade e atende com estrutura moderna”. Ele destacou que há planos para transformá-la em escola de tempo integral, mas a medida depende da entrega do novo Centro de Ensino Fundamental (CEF).

Para os moradores, como Ivo de Souza da Leão, pai de aluno, a mudança foi decisiva: “Eliminou o deslocamento para São Sebastião. Estamos colhendo os frutos de anos de espera”.

Apesar do avanço, o CED ainda não supre toda a demanda, e muitas crianças continuam precisando de transporte escolar. Questionada pelo MCJB, a Secretaria de Educação informou que o CEPI Jardins Mangueiral aguarda apenas a etapa final de ligação de energia elétrica para começar a funcionar, e que a obra do CEF deve ser concluída neste semestre.

A expectativa é que o ano letivo de 2026 inicie com mais unidades em operação, garantindo acesso digno à educação para todas as crianças do Jardim Botânico.

Parcerias e ações do MCJB com o CED Mangueiral

O MCJB já estabeleceu parcerias com o CED Mangueiral, promovendo atividades de educação ambiental e oficinas para crianças no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), onde mantém sua sede. Em colaboração com o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), o movimento doou duas hortas verticais à escola por meio do projeto Ação Oikos: uma com hortaliças e leguminosas (alface, couve, almeirão, cebolinha, tomate e abóbora) e outra com plantas medicinais e temperos (boldo, hortelã, erva-cidreira, manjericão e coentro). Os cultivos, 100% naturais e livres de agrotóxicos, foram produzidos por equipe especializada no CPS, com apoio técnico e logístico do MCJB.

A iniciativa busca fortalecer o conhecimento prático dos alunos sobre o cultivo de plantas, a utilização de plantas medicinais e conscientização para a importância de uma alimentação equilibrada. Além disso, os alimentos poderão ser aproveitados na merenda escolar, ampliando o impacto positivo no dia a dia da instituição. Mais informações estão disponíveis em matéria já publicada no Portal do MCJB:Leia aqui.

Entrega de hortas verticais no CED Mangueiral, em 12/06/2025.

No próximo dia 20 de agosto, o MCJB e o IBRAM promoverão mais uma atividade gratuita de educação ambiental para 80 alunos do CED Mangueiral: uma oficina de “Papel Machê e tintas com terra”, também no CPS.

Confira as imagens da inauguração:

Inauguração do CED Jardins Mangueiral - 07/08/2025

Leia também:

Acompanhe: O MCJB seguirá monitorando o andamento da entrega das outras escolas previstas e cobrando providências para que o ano letivo de 2026 inicie com toda a estrutura educacional em funcionamento.

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp
➡️
 Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário