Em comemoração ao Mês do Meio Ambiente, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) e o Instituto Brasília Ambiental (IBRAM) preparam uma programação gratuita com oficinas, trilhas, palestras, distribuição de mudas e até festival de artes marciais. As atividades acontecem durante todo o mês de Junho em diversas regiões do DF, com destaque para o Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), no Jardim Botânico. Confira como participar!
Em celebração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, MCJB e IBRAM prepararam uma extensa e diversificada programação gratuita para todo o mês, com atividades educativas, culturais e sustentáveis espalhadas pelo DF. Um dos destaques da agenda será o Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), no Jardim Botânico (confira toda a programação aqui).
A abertura oficial da programação do mês ocorreu com a doação de 2 mil mudas de plantas medicinais e nativas do Cerrado para a população durante o 3º Arraiá do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, que ocorreu nos dias 29, 30 e 31 de maio, no CPS. O evento marcou o início das comemorações juninas da região, com um diferencial sustentável.

Mudas produzidas pelo projeto Ação Oikos para distribuição no 3º Arraiá do MCJB. Foto: Lorrany Estacio
Segundo o presidente do IBRAM, Roney Nemer, o foco da programação é aproximar a população das práticas sustentáveis e valorizar a preservação do Cerrado. “O mês de junho é uma oportunidade estratégica para promovermos a conscientização ambiental. Nosso objetivo é despertar atitudes responsáveis e dar protagonismo à comunidade na defesa do meio ambiente”, afirma.
As atividades vão acontecer ao longo de todo o mês, com ações em várias regiões do DF. No entanto, o CPS será novamente o principal polo das atividades, fortalecendo sua vocação como espaço de referência em educação ambiental. O espaço receberá trilhas ecológicas, feiras, oficinas, rodas de conversa, cursos e o inédito Festival de Artes Marciais do Cerrado (FAMC) — evento que une esporte, sustentabilidade e cultura.
O CPS é uma unidade de gestão compartilhada entre o IBRAM e o MCJB e tem se consolidado como ambiente para a promoção de valores sustentáveis no Jardim Botânico.
📍 07 de junho 📍 10 e 12 de junho 📍 19 a 21 de junho 📍 Outros destaques durante todo o mês: Confira toda programação clicando aqui.
Por que junho é o Mês do Meio Ambiente?
O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e simboliza um chamado global para que governos, empresas e cidadãos adotem práticas sustentáveis e defendam a natureza. Em 2025, o foco do MCJB e do IBRAM é sensibilizar a população para a urgência da conservação do Cerrado e a adoção de atitudes sustentáveis no cotidiano, alinhando-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Como participar?
Todas as atividades são gratuitas, com exceção do Festival de Artes Marciais. Algumas terão vagas limitadas e exigem inscrição prévia. A lista completa da programação pode ser acessada neste link.