Arraiá do MCJB reúne mais de 5 mil participantes e movimenta cultura, economia e consciência ambiental no JB
Jardim Botânico, 05 de Junho de 2025 Por Redação MCJB
O 3º Arraiá do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), realizado nos dias 29, 30 e 31 de maio de 2025, reuniu mais de cinco mil pessoas no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS) e se consolidou como uma das principais festas da região. O evento celebrou a abertura do Mês do Meio Ambiente e os 18 anos do Instituto Brasília Ambiental (Ibram), unindo tradição, sustentabilidade e geração de renda para a comunidade local.
O 3º Arraiá do MCJB abriu oficialmente o calendário de festas juninas da cidade do Jardim Botânico, impulsionando as celebrações em diversos condomínios da região (confira o calendário de festas clicando aqui). O evento reuniu uma ampla programação cultural e ambiental, e proporcionou oportunidade de trabalho para mais de 200 pessoas, entre expositores, artesãos, artistas, microempreendedores e prestadores de serviço, fortalecendo a economia local.
Público no 3º Arraiá. Foto: Lorrany Estacio
Um dos principais destaques foi a doação de 2 mil mudas de plantas medicinais e de espécies nativas do Cerrado, realizada pelo Ibram, em alusão ao Mês do Meio Ambiente. Durante a festa, foi cantado o “parabéns” pelos 18 anos do Instituto, com a presença do presidente Roney Nemer. A iniciativa teve como objetivo incentivar o plantio e a preservação da biodiversidade regional.
A programação cultural incluiu três apresentações da Quadrilha Santo Afonso, com mais de 20 casais, e vários shows de artistas locais como Garoto Vip, Beto Alencar e banda, Diolvanne Barbosa, Banda Amendoins, Patrícia Bonifácio, Bolinha do Piseiro e Trio Massapé, que animaram o público com muito forró, piseiro e música popular brasileira.
Apresentação da Quadrilha Junina Santo Afonso no 3º Arraiá. Foto: Lorrany Estacio
Mais de 50 opções de comidas típicas foram comercializadas nas barraquinhas, com elogios do público à qualidade e variedade dos pratos. Outro destaque foi o Espaço Kids, que ofereceu diversas atrações para as crianças, como touro mecânico, tobogã, cama elástica, fliperama, corrida de obstáculo, basquete e totó.
A rifa solidária também atraiu atenção, com o sorteio de prêmios como cafeteira, liquidificador, relógio inteligente, assistente virtual e aspirador robô, além de vouchers dos patrocinadores. A arrecadação contribuirá para a realização de ações sociais promovidas pelo MCJB até o fim do ano. Confira a lista completa dos ganhadores da rifa:
Durante os três dias de evento, a Ecofeira do CPS reuniu microempreendedores e artesãos locais, que puderam expor seus produtos, gerando renda e promovendo a economia criativa. O evento contou ainda com a participação da Cooperativa Ecolimpo, que organizou um estande de conscientização ambiental e coleta seletiva.
Ecofeira no 3º Arraiá do Movimento Comunitário do Jardim Botânico. Foto: Lorrany Estacio
O sucesso do Arraiá do MCJB reforça a importância de iniciativas comunitárias que unem cultura popular, sustentabilidade e desenvolvimento econômico local. O evento proporcionou entretenimento, promoveu o encontro entre os moradores e incentivou a preservação ambiental, sendo um marco nas comemorações do Mês do Meio Ambiente.