Jardim Botânico conquista área para construção do tão aguardado terminal rodoviário

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junho 28, 2025

Jardim Botânico conquista área para construção do tão aguardado terminal rodoviário

Jardim Botânico, 28 de junho de 2025
Por Redação MCJB

Após anos de mobilização da comunidade do Jardim Botânico, finalmente foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o Termo de Concessão que cede à Secretaria de Mobilidade (SEMOB) uma área destinada à construção do primeiro terminal rodoviário da região. O documento, assinado em 12 de maio de 2025, representa um marco importante na luta por melhorias no transporte público local.

A área, localizada nos lotes CR3 nº 01 e 02 do Jardins Mangueiral – conhecida como “Área do Dente” –, foi cedida pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (CODHAB), com intermediação da Administração Regional do Jardim Botânico. O novo terminal será um equipamento público estratégico para integrar o sistema de transporte coletivo do DF, melhorar a mobilidade da região e reduzir os custos com tarifas para os usuários.

A previsão da Administração Regional é que o processo de licitação para construção do terminal ocorra ainda em julho de 2025. “Essa conquista é fruto de anos de articulação e pressão da comunidade, que nunca deixou de reivindicar um transporte público mais digno e eficiente para a região”, destacou o administrador regional, Aderivaldo Cardoso, que se afastou recentemente do cargo.

Reivindicação antiga

A reivindicação por um terminal é antiga. Desde 2015, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) tem liderado campanhas, enviado ofícios, participado de reuniões com autoridades e promovido workshops com foco em políticas públicas para a mobilidade urbana (relembre aqui). Apesar de melhorias pontuais na infraestrutura viária, como a entrega do Viaduto do Jardim Botânico em novembro de 2024, os problemas de trânsito e superlotação no transporte coletivo continuam impactando fortemente a vida da população local.

Estima-se que a cidade tenha hoje cerca de 80 mil habitantes. O Jardim Botânico é a quinta maior Região Administrativa do DF em extensão territorial e uma das que mais cresce populacionalmente. Mesmo com esse perfil, até agora não contava com um terminal de ônibus próprio.

Atualmente, a comunidade é atendida por 18 linhas de ônibus, sendo apenas sete exclusivas para bairros específicos da RA. As demais partem de outras regiões administrativas e apenas passam pelo JB, muitas vezes já lotadas, principalmente nos horários de pico. Essa deficiência gera sobrecarga nos veículos, atrasos, aumento da tarifa para os moradores e desincentivo ao uso do transporte coletivo.

A ausência de um terminal obriga ao uso de locais distantes para ponto de partida das linhas, tais como o Terminal de São Sebastião, o que compromete a eficiência do sistema. Além disso, a tarifa cheia de R$5,50 penaliza o orçamento de quem já enfrenta o alto custo de vida e a precariedade nos serviços públicos. Com a implantação de um terminal no próprio Jardim Botânico, estima-se que a tarifa possa ser reduzida para R$3,80 ou até R$2,70, dependendo da rota, trazendo alívio ao bolso da população.

Mobilidade urbana é o grande gargalo do JB

Em julho de 2024, o MCJB realizou uma pesquisa comunitária que revelou dados alarmantes (relembre aqui). Entre os usuários do transporte público, 72,2% apontaram como principais problemas a superlotação nos horários de pico, a escassez de linhas e a irregularidade dos horários. Entre aqueles que usam seus veículos para o próprio transporte, 8 em cada 10 afirmaram que deixariam seus carros em casa se tivessem acesso a um transporte público de qualidade.

Resultado da pesquisa sobre mobilidade no Jardim Botânico.

Esses números reforçam a necessidade urgente de investimentos na infraestrutura de mobilidade da região. O novo terminal, ao centralizar as operações e permitir maior frequência e diversidade de rotas, tem potencial para reduzir significativamente o número de carros nas ruas, o que também contribui para a redução de congestionamentos e da emissão de gases poluentes.

A mobilidade urbana tem sido o principal gargalo do Jardim Botânico. Mesmo com obras recentes como o Viaduto do Jardim Botânico e o anúncio do Viaduto do Mangueiral, previsto para 2025, os engarrafamentos em horários de pico continuam sendo rotina para milhares de motoristas.

Resultado da pesquisa das pessoas que não usam transporte público no Jardim Botânico.

A construção do terminal rodoviário representa um passo essencial na criação de um sistema de transporte mais eficiente, integrado e justo. “O desenvolvimento urbano precisa caminhar junto com a mobilidade. O Jardim Botânico cresceu, e agora precisa de infraestrutura à altura desse crescimento”, afirma Rose Marques, presidente do MCJB.

Expectativa

Com o Termo de Concessão publicado, a expectativa é de que o projeto do terminal avance rapidamente. A comunidade, por meio do MCJB, seguirá acompanhando todas as etapas do processo – da licitação à construção e futura operação do equipamento. A mobilização continua, agora com foco na garantia de um terminal moderno, acessível e funcional para todos os moradores.

A construção do terminal é vista como um divisor de águas para o Jardim Botânico. Com mais linhas exclusivas, intervalos regulares, rotas diretas e um local apropriado para embarque e desembarque, será possível transformar o transporte público em uma opção real, segura e viável para milhares de pessoas.

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