Apesar da necessidade de maximizar o transporte público, órgãos do GDF ainda analisam local e viabilidade de construção do terminal rodoviário no Jardim Botânico e de mais linhas de ônibus para a cidade.
Após anos de mobilização da comunidade do Jardim Botânico, finalmente foi publicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) o Termo de Concessão que cede à Secretaria de Mobilidade (SEMOB) uma área destinada à construção do primeiro terminal rodoviário da região.
O governador Ibaneis Rocha anunciou que o edital de licitação do Terminal Rodoviário do Jardim Botânico será lançado até o fim de 2025. A decisão atende a uma reivindicação histórica da comunidade, que também conquistou a suspensão da faixa exclusiva de ônibus na região. O terminal promete melhorar a mobilidade, reduzir tarifas e integrar o transporte público local.
Após anos de mobilização popular, audiências públicas, reuniões técnicas e reivindicações lideradas pela comunidade, começaram as obras do Terminal Rodoviário do Jardim Botânico, no Jardins Mangueiral. A obra, estimada em R$ 5,5 milhões, representa uma conquista histórica para a mobilidade urbana da região. O projeto prevê oito baias, integração com micro-ônibus, bicicletário e estrutura sustentável. A matéria destaca que a conquista é resultado de participação comunitária contínua e alerta que o terminal só cumprirá plenamente sua função se vier acompanhado de um Plano de Mobilidade, novas linhas integradas ao metrô e BRT e melhorias efetivas no transporte público.