Jardim Botânico, 23 de Abril de 2025
Por Redação MCJB
O investimento de R$23,4 milhões visa melhorar a mobilidade de mais de 40 mil motoristas nas regiões do Jardim Botânico e São Sebastião. A comunidade apoia a obra, mas reivindica planejamento para minimizar transtornos.
O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) publicou, nesta quarta-feira (23/04), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), o Aviso de Licitação da Concorrência Eletrônica nº 90006/2024, voltada à contratação da empresa que será responsável pela construção do Viaduto do Mangueiral. A nova etapa do complexo viário do Jardim Botânico promete transformar a mobilidade de milhares de moradores da região, especialmente dos setores Jardins Mangueiral, Tororó e São Sebastião.
A obra, que será implantada na interseção da DF-001 com a DF-463, é considerada prioritária para desafogar o intenso fluxo de veículos registrado diariamente na região. A estimativa do DER é de que o novo viaduto beneficiará diretamente cerca de 40 mil motoristas que transitam pelo local, especialmente nos horários de pico da manhã e da noite. A sessão pública para a licitação está marcada para o dia 30 de julho de 2025, às 10h, e ocorrerá exclusivamente de forma eletrônica, por meio dos portais www.der.df.gov.br e www.gov.br/compras.
Aviso de Licitação, prublicado no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), nº 75 no dia 23 de Abril de 2025.
Expectativas e desafios
A licitação do projeto foi inicialmente lançada em novembro de 2024, na mesma semana da inauguração do Viaduto do Jardim Botânico. A expectativa era de que as propostas fossem apresentadas até fevereiro de 2025. No entanto, o processo foi suspenso temporariamente por decisão do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) em janeiro deste ano (relembre aqui), e somente agora foi retomado.
A construção do Viaduto do Mangueiral integra o plano do Governo do Distrito Federal (GDF) que objetiva viabilizar um complexo viário com quatro viadutos na DF-001 (relembre aqui), fundamental para atender ao crescimento urbano e ao fluxo de veículos gerado pelos novos empreendimentos residenciais nas proximidades da DF-140 e na RA do Jardim Botânico. Com investimento previsto de R$23,4 milhões, os recursos para a obra são oriundos de contrato de repasse com a Caixa Econômica Federal, com contrapartida do GDF.
“Este é um projeto fundamental para melhorar a conectividade na cidade do Jardim Botânico. Estamos empenhados em entregar uma obra que atenda às necessidades da população e melhore a mobilidade na região,” afirmou o presidente do DER, Fauzi Nacfur Junior, em entrevista ao Portal do MCJB no anúncio da obra em agosto de 2024.
Em declaração concedida ao MCJB no ano passado, o governador Ibaneis Rocha também destacou a importância do projeto: “Esse viaduto foi muito solicitado pela população local, especialmente com o crescimento acelerado da região devido principalmente aos condomínios daqui e da DF-140. Com o apoio do DER e da nossa equipe, decidimos construir essa estrutura”.
Um passo importante — mas enriquecido com as lições do passado
A construção do Viaduto do Mangueiral é aguardada com grande expectativa pelos moradores da região. A comunidade reconhece a necessidade urgente da obra para a melhoria da mobilidade, mas também demonstra preocupação com os impactos temporários que podem ser causados durante o processo. A experiência recente com a construção do Viaduto do Jardim Botânico, que enfrentou atrasos superiores a um ano e gerou muitos transtornos no tráfego da DF-001, ainda está fresca na memória dos moradores.
“Sabemos que o viaduto é essencial, mas esperamos que o Governo do Distrito Federal adote um plano de execução que minimize os impactos no dia a dia da população”, afirma Rose Marques, presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB). “A comunidade está agradecida por mais essa obra, vamos acompanhar cada etapa propondo ações e medidas mitigadoras”, completa.
A região do Mangueiral e do Tororó está entre as mais impactadas pelo trânsito da DF-001 e DF-463. Além do crescimento populacional acelerado, a ausência de infraestrutura urbana adequada, como terminal de ônibus e opções de transporte coletivo eficientes, amplia os desafios da mobilidade local. O novo viaduto deverá incluir também um corredor exclusivo para ônibus tipo BRT.
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