DF-140 duplicada é entregue à população e traz alívio para motoristas da região do Tororó e Jardim Botânico

Unidos do Jardim Botânico promove carnaval fora de época na cidade
maio 14, 2025
Aniversário de 18 anos do Brasília Ambiental é marcado por doação de duas mil mudas
maio 28, 2025

DF-140 duplicada é entregue à população e traz alívio para motoristas da região do Tororó e Jardim Botânico

Jardim Botânico, 26 de Maio de 2025
Por Redação MCJB, com informações da Agência Brasília

Com investimento de R$22 milhões e após mais de três anos de obras, o Governo do Distrito Federal (GDF) entregou neste sábado (24) a duplicação da DF-140 — uma das principais vias de acesso às regiões administrativas do Jardim Botânico e de São Sebastião. A via é considerada essencial por atender diretamente a população do Setor Habitacional Tororó, além de motoristas que se deslocam entre o DF e municípios vizinhos de Goiás, como Cidade Ocidental e Luziânia.

O trecho de 14,8 quilômetros agora conta com pista duplicada, nova sinalização, drenagem, paisagismo e 19 abrigos de ônibus, além de uma ponte sobre o Ribeirão Santana. A obra foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e marca mais um passo do GDF para enfrentar os problemas crônicos de mobilidade no Jardim Botânico, região que nos últimos anos tem registrado um crescimento urbano acelerado.

Apesar da previsão inicial de entrega para o primeiro semestre de 2022, o projeto enfrentou entraves técnicos ao longo da execução. Houve necessidade de remanejamento de redes de água, esgoto e energia, além de tratativas fundiárias para liberação de áreas ao longo do trajeto. Ainda assim, a entrega foi celebrada por autoridades e pela população.

Governador e autoridades do GDF presentes na inauguração da duplicação da DF-140.

É um dia de muita alegria para todos nós, uma obra que, desde 2010, estava projetada e que graças ao trabalho dessa equipe, que é muito boa, está sendo entregue hoje, dando segurança para a população”, afirmou o governador Ibaneis Rocha durante a solenidade. “Temos que pensar a cidade olhando para o futuro. Essa região é o maior polo de crescimento do DF.”

A cerimônia de entrega foi realizada no Centro Educacional Fundamental Jataí, com a presença do poder público incluindo o presidente da Frente Parlamentar do Jardim Botânico, deputado João Cardoso, e de diversas lideranças comunitárias, incluindo mais de vinte síndicos de condomínios da região. Representando o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), Maria José Feitosa, moradora do Tororó há mais de 20 anos e também presidente da AETOR, agradeceu a realização da obra. “Aqui temos um trânsito muito forte e muitos acidentes. Hoje, vendo a DF-140 duplicada, para nós é um presente. É uma região que tem chácaras, grandes empreendimentos e muitos condomínios. Estamos muito felizes”, declarou.

Síndicos e Lideranças presentes na inauguração – Duplicação DF-140 – Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB).

Para a vice-governadora Celina Leão, a duplicação representa um avanço importante na infraestrutura viária do DF. “As obras garantem segurança, mobilidade e conforto, e simbolizam o nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida de quem vive na região que mais cresce no DF”, destacou.

O presidente do DER, Fauzi Nacfur Júnior, enfatizou a importância estratégica da via, especialmente por sua conexão com o Entorno. “Era uma pista muito perigosa. São 14 quilômetros de muito movimento, e com essa duplicação trazemos segurança viária, evitando mortes e acidentes”, explicou.

Nos últimos anos, a mobilidade urbana se consolidou como o maior desafio dos moradores do Jardim Botânico. Com a urbanização intensa, a falta de transporte público de qualidade e os engarrafamentos em praticamente todas as vias principais, a população vem cobrando soluções concretas. Além da DF-140, o GDF já entregou recentemente o Viaduto do Jardim Botânico e a duplicação da DF-001 — obras que visam minimizar o impacto da expansão da cidade.

Trecho da DF-140 que foi duplicado.

A duplicação da DF-140 era uma demanda antiga da comunidade, levada diversas vezes ao governo pelo MCJB por meio de ofícios e reuniões públicas (confira aqui). A Frente Parlamentar do Jardim Botânico, presidida pelo deputado distrital João Cardoso, também acompanhou a execução da obra, solicitando celeridade no processo.

Apesar da comemoração, a comunidade alerta para pendências ainda não resolvidas. Trechos da rodovia permanecem sem iluminação pública, o que preocupa moradores e motoristas quanto à segurança. A expectativa agora é que o GDF finalize os ajustes restantes e mantenha a manutenção da via para garantir que os benefícios sejam duradouros.

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp
➡️
 Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário