Em comemoração aos 18 anos e à abertura do Mês do Meio Ambiente, o Instituto Brasília Ambiental inicia sua programação com a doação de duas mil mudas de plantas medicinais e nativas do Cerrado. A ação, que começa nesta quinta-feira (29), se estende até sábado (31) e será realizada durante a festa junina do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS). A doação marca o início de uma série de atividades de educação ambiental, promovidas pela autarquia em todo o Distrito Federal ao longo do mês de junho.
A entrega simbólica abre oficialmente a programação do Mês do Meio Ambiente, celebrado anualmente em junho, e tem como objetivo ampliar o envolvimento da população com práticas sustentáveis e ações de reflorestamento urbano. O acesso às mudas será gratuito e limitado a até três unidades por CPF. Não é necessário agendamento prévio, bastando comparecer ao local e retirar as espécies durante os horários da festa.

Arraiá do Movimento Comunitário do Jardim Botânico ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de maio das 18:00 às 23:00
A vice-governadora Celina Leão destaca a importância do trabalho do Brasília Ambiental para o meio ambiente: “A atuação do Brasília Ambiental é fundamental para garantir a preservação dos recursos naturais, a sustentabilidade e a qualidade de vida da nossa população. Celebrar essa importante data distribuindo mudas é um convite para refletirmos sobre a necessidade de estarmos todos juntos na proteção do nosso Cerrado”.
Segundo o presidente do instituto, Roney Nemer, a iniciativa busca aproximar o órgão ambiental da comunidade, por meio de ações práticas e educativas. “Iniciar as comemorações de 18 anos do Brasília Ambiental com a entrega de mudas, em um evento popular como esse, é uma forma simbólica de reforçar nosso compromisso com a sustentabilidade. Queremos transformar a relação das pessoas com o Cerrado, promovendo o plantio e o cuidado com as espécies nativas”, enfatiza.
Sustentabilidade
Além da doação de mudas, o Arraiá do MCJB já se tornou uma tradição local e incorpora práticas sustentáveis à celebração cultural. Durante os três dias de festa, a Barraquinha da Sustentabilidade, organizada em parceria com a Cooperativa Ecolimpo, promove a conscientização sobre a separação correta do lixo. Os catadores vão distribuir materiais educativos e garantir que todos os resíduos recicláveis coletados sejam corretamente destinados.