Secretaria de Saúde divulga nova estrutura de atendimento para a comunidade do Jardim Botânico

A mobilidade urbana do Jardim Botânico em pauta: novas ações podem trazer melhorias
maio 15, 2024
Mês do Meio Ambiente terá programação especial no Centro de Práticas Sustentáveis – CPS
maio 28, 2024

Secretaria de Saúde divulga nova estrutura de atendimento para a comunidade do Jardim Botânico

Jardim Botânico, 23 de Maio de 2024
Por Camila Fleury – Redação MCJB

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), após reivindicações  da comunidade, organizou e ampliou o acesso à saúde para os moradores da região. Veja onde procurar atendimento.

Em abril deste ano, o MCJB apresentou diversas denúncias à SES-DF sobre a falta de atendimento adequado aos moradores do Jardim Botânico nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) de regiões próximas. A região administrativa, que conta com apenas um equipamento de saúde próprio (a UBS do Jardins Mangueiral), foi fatiada para que os moradores tenham atendimento médico em outras áreas da cidade.  Mas a sistemática já não funcionava, gerando diversas reclamações por negativa de atendimento. Em resposta às denúncias, a  SES-DF inicialmente informou que o Jardim Botânico não havia sido contemplado em uma reestruturação da divisão de atendimento. (Clique aqui e saiba mais.) 

Após reunião entre MCJB e a Secretaria, já em maio deste ano, os técnicos prometeram o imediato restabelecimento do atendimento aos moradores do JB nos postos e UBS próximas, o que dependia apenas de publicação no Diário Oficial de portaria normativa de reestruturação geográfica de atendimento. (Clique aqui e saiba mais)

Agora a SES-DF afirma ter conseguido atender a demanda da comunidade: a nova estrutura de atendimento está disponível.  Esse é um resultado positivo da ação conjunta entre a comunidade, representada pelo MCJB, e a Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Ela visa facilitar o acesso à saúde para os moradores do Jardim Botânico, levando em consideração a população de cada área e a facilidade de acesso, como linhas de ônibus disponíveis e presença de ruas e avenidas.

Confira abaixo as áreas de referência:

  • Condomínios do Setor Habitacional Jardim Botânico (Etapas 1, 2 e 4), São Bartolomeu, Altiplano Leste e Setor Habitacional Estrada do Sol (até o condomínio Santa Paula): UBS 1 do Lago Sul (junto à policlínica).
  • Estrada do Sol (após Santa Paula) entre os condomínios e chácaras do Itaipu e Quintas dos Ipês: UBS 2 de São Sebastião.
  • A partir do condomínio Del Rey até os bairros João Cândido e São Gabriel: a área é atendida pela UBS 10 de São Sebastião.
  • Tororó, Barreiros e Nova Betânia: UBS 5 em Nova Betânia.
  • Jardim Botânico 3 e Jardins Mangueiral: UBS 1 do Jardins Mangueiral.

 

📌 Orientação para Usuários:

Para saber qual a UBS de referência a partir do CEP residencial, os usuários podem consultar o portal InfoSaúde: https://info.saude.df.gov.br/.

O MCJB orienta que, em caso de dificuldade no atendimento na rede pública, os moradores do Jardim Botânico abram uma ouvidoria no Participe DF: https://www.participa.df.gov.br/.

 

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp ➡️ Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

 

Deixe um comentário