A mobilidade urbana do Jardim Botânico em pauta: novas ações podem trazer melhorias

Comunidade do DF recebe Festival de Alimentação Saudável no CPS
maio 10, 2024

A mobilidade urbana do Jardim Botânico em pauta: novas ações podem trazer melhorias

Jardim Botânico, 14 de Maio de 2024
Por Camila Fleury – Redação MCJB

Na última sexta-feira (10 de Maio), o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) reuniu-se com a Administração Regional do Jardim Botânico (AdmJB) e a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (SEMOB). Na pauta, a melhoria da mobilidade urbana do Jardim Botânico.  

O secretário Zeno José e sua equipe, representantes da AdmJB e diretores do MCJB estiveram reunidos na sede da SEMOB para debater demandas importantes de interesse da comunidade do Jardim Botânico: o Plano de Mobilidade da região, o tão aguardado Terminal de Ônibus do Jardim Botânico, mais linhas de  transporte público para ampliar o atendimento e opções de vias alternativas de acessibilidade.

O secretário Zeno José e sua equipe, representantes da AdmJB e diretores do MCJB reunidos na sede da SEMOB.

Segundo o secretário, já está em andamento a elaboração de um Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade do Distrito Federal (PDTU/DF), que desta vez inclui a região do Jardim Botânico. Em 2011 o bairro ficou de fora do  plano original. 

O novo PDTU tem um prazo de 16 meses para implementação e, durante esse período, a SEMOB realizará debates públicos com a comunidade para garantir que as necessidades de mobilidade local sejam atendidas. Além disso, a SEMOB solicitou apoio do MCJB para organizar as demandas da comunidade. O Movimento produziu junto com a Secretaria um formulário para que a comunidade possa participar desse debate sobre a mobilidade na região. Para participar basta acessar o link https://forms.gle/a2TkVFsjZbx3uVzE7 e responder as perguntas. Todas as respostas recebidas serão compiladas e comporão um relatório de demandas comunitárias a ser utilizado na formatação do  PDTU para a região.

Sobre o impasse na construção do terminal de ônibus da cidade, a SEMOB diz que está buscando junto com a AdmJB uma área adequada para a construção do terminal e se comprometeu a apresentar uma resposta mais concreta sobre o local em até 30 dias. Clique aqui e veja matéria sobre o terminal.

Outra demanda importante da comunidade é a reestruturação das ciclovias da RA Jardim Botânico. Os moradores do JB utilizam as bicicletas para fazer pequenos trajetos dentro da cidade e muitos trechos das ciclovias da região estão em situação precária ou sem interligação. Segundo a SEMOB, um plano de ação para a região será realizado em 60 dias. Outras solicitações que foquem melhorias nas ciclovias da região podem ser encaminhadas à SEMOB pelo formulário mencionado acima.

Ciclovia entregue no Jardim Botânico, no ano de 2023. Foto: Poliana Costa – Jornal Daqui.

A Secretaria também está planejando a implementação de uma faixa exclusiva para ônibus na região do Jardim Botânico, o que deve facilitar o deslocamento dos ônibus e melhorar a agilidade em meio ao trânsito. 

Rose Marques, presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, argumentou sobre a real prioridade: “não faz sentido termos uma faixa exclusiva de ônibus se não temos ônibus. Atualmente são apenas 7 linhas exclusivas para a comunidade do Jardim Botânico, não temos terminal, ou seja, essa faixa vai piorar a já ruim fluidez do nosso trânsito, prejudicando nossa comunidade e vai beneficiar comunidades vizinhas que têm Terminais e linhas de ônibus ativas. A prioridade é o Terminal e mais linhas de ônibus para o Jardim Botânico, daí, sim, poderemos debater sobre faixa exclusiva na região”.

📌Participe da consulta pública da SEMOB e do MCJB e ajude a melhorar a mobilidade no Jardim Botânico!
A Secretaria de Mobilidade Urbana (SEMOB), em parceria com o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), está abrindo uma pesquisa para que você possa compartilhar suas demandas, sugestões e/ou problemas acerca dos temas: mobilidade transporte público e ciclovias na cidade do Jardim Botânico.

📝 Acesse o formulário e deixe a sua sugestão: https://forms.gle/a2TkVFsjZbx3uVzE7 A pesquisa é rápida, prática e intuitiva, leva em torno de 2 minutos.

Sua opinião é essencial para melhorar a mobilidade urbana do JB! 🚗

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp ➡️ Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

 

Deixe um comentário