Nesta quinta-feira (21), técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) e o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran/PMDF) se reuniram com equipe do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB), em busca de soluções para melhora do trânsito nos horários de pico no JB.
Por Camila Fleury – Redação MCJB – 23/03/2024.
Pelo DER-DF participaram o Sr Darione de Oliveira e Sr Sinomar Ribeiro e pelo BPTran/PMDF o Capitão do Batalhão de Trânsito a Polícia Militar do DF, Capitão Eduardo para encaminhar soluções emergenciais de melhoria no trânsito do Jardim Botânico.
Os técnicos informaram que não é possível fazer grandes intervenções no trânsito agora, considerando que a obra do viaduto mantém a previsão de entrega para julho de 2024, porém, entenderam a necessidade de algumas ações urgentes. Dentre as propostas debatidas e que serão analisadas pelo DER para implementação imediata, cita-se:
- Marginal com fluxo único nos horários de pico da manhã: desde o balão da saída da Estrada do Sol até a saída das floriculturas, a marginal passaria a ter fluxo único no sentido Lago Sul.
- Novo semáforo (c/ minuteria) e sincronização de semáforos na DF-001: um novo semáforo seria instalado no sentido JB – São Sebastião, mais precisamente no sentido oposto da portaria do Estância Jardim Botânico, no horário de pico noturno, para otimizar o fluxo de veículos.
- Faixa reversa em trecho mais curto: a faixa reversa (contra-fluxo) seria criada com uma alça de acesso para a QI 23 do Lago Sul, a partir de um trecho próximo ao balão da ESAF, no início do comércio do Jardim Botânico, aberta apenas no horário de pico da manhã.
Todas essas propostas foram protocoladas via ofício do MCJB ao DER e a comunidade aguarda uma resposta efetiva.
Entrega do viaduto
A entrega do viaduto, prevista para julho deste ano, segundo ofício enviado ao MCJB em fevereiro de 2024, carrega uma expectativa de impacto positivo na mobilidade urbana da região, reduzindo significativamente os congestionamentos.
Segundo os técnicos do DER-DF, a obra segue em ritmo acelerado e previsão de liberação das pistas acontecerá no período previsto, independente das demais demandas como acabamento, pintura, ciclovia, que levam mais tempo, mas podem ser realizadas com o viaduto já em funcionamento.
Confira as imagens da reunião abaixo: