Jardim Botânico: 21 anos de história, 10 anos de união comunitária

Incêndios expõem urgência de um Grupamento de Bombeiros no Jardim Botânico
agosto 20, 2025
JB FEST 2025 promete transformar o Jardim Botânico em palco de cultura e celebração
setembro 2, 2025

Jardim Botânico: 21 anos de história, 10 anos de união comunitária

Jardim Botânico, 01 de setembro de 2025
Editorial – Por Rose Marques, presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB)

Celebrar os 21 anos da nossa Região Administrativa do Jardim Botânico é, antes de tudo, reconhecer a beleza, a força e a identidade de uma comunidade que nasceu e cresceu ao redor de um sonho comum: viver com qualidade, harmonia e contato com a natureza.

Há uma década, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) foi criado por síndicos e lideranças comunitárias determinados a transformar esse sonho em ação concreta. Dez anos depois, somos a comunidade mais organizada e atuante do Distrito Federal, exemplo de participação cidadã e de compromisso coletivo com o bem comum.

Estrada do Sol em 1986, em frente ao local onde hoje está o condomínio San Diego, no Jardim Botânico. Foto: José Luiz Garcia Sanchez

O Jardim Botânico é uma cidade-jardim. Vivemos ao lado de uma das mais belas reservas do Cerrado, a Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília. Somos rodeados por verde, por unidades de conservação, parques, trilhas e paisagens que nos inspiram a preservar e a cuidar. Temos os menores índices de criminalidade do DF e do país, elevados níveis de educação e renda, e cerca de 80% das moradias regularizadas.

Trilha Guiada Sensorial no Jardim Botânico de Brasília (JBB), realizada em 10/03/2024 dentro do projeto “Aniversário de 39º anos do JBB”. | Foto: Arquivo MCJB

Segundo o Governo do Distrito Federal, o Jardim Botânico foi a região que mais cresceu em tamanho e população proporcional nos últimos 10 anos, reflexo direto da qualidade de vida que aqui se encontra e do dinamismo da nossa comunidade.

Mas não é apenas a natureza que molda nosso território. A organização urbana em condomínios horizontais também foi decisiva para alcançarmos esses indicadores. É a força comunitária que garante, com recursos próprios, a segurança e a manutenção de muitas das nossas áreas de lazer. Não fossem esses esforços, dificilmente teríamos a qualidade de vida que temos hoje.

Reforma do Posto Policial do Jardim Botânico custeada pelos condomínios da região com o apoio do MCJB, em 2017. Em 2019, a PMDF alegou falta de contingente policial e desativou o posto policial. Em 2021 removeu completamente o posto que havia sido recuperado pela comunidade, deixando apenas uma área vazia no local. Em 2024, o espaço virou local para uma pastelaria. | Foto: Arquivo MCJB

Ainda assim, seguimos enfrentando desafios. Somos a quinta maior cidade do DF, com quase 80 mil moradores e entre as três regiões que mais arrecadam impostos per capita. Mesmo assim, continuamos sendo a região mais carente de equipamentos e serviços públicos. Temos apenas duas escolas públicas e um único equipamento de saúde na área urbana. O transporte público é precário e os congestionamentos são frequentes.

1º Workshop de Regularização do Jardim Botânico, realizado pelo MCJB em Julho de 2017. | Foto: Arquivo MCJB

A boa notícia é que não esperamos de braços cruzados. A comunidade do Jardim Botânico é proativa. Por meio do MCJB, contamos com uma estrutura organizacional democrática e apartidária, onde síndicos eleitos pelos condomínios elegem, por sua vez, os diretores do Movimento. Todos voluntários, comprometidos exclusivamente com os interesses coletivos.

Reunião do Núcleo de Relações Institucionais (NRI) do MCJB com síndicos e presidentes de condomínios e associações vinculadas ao MCJB, em Junho de 2024. | Foto: Arquivo MCJB

Hoje, o MCJB tem um jornal próprio e desenvolve mais de uma centena de projetos comunitários. São mais de 100 profissionais envolvidos e uma legião de voluntários, patrocinadores e parceiros. Já fomos reconhecidos por instituições nacionais e internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Fundo Comunitário da Airbnb, que recentemente nos destinou US$ 15 mil para fomentar nossas iniciativas. Somos o maior fomentador de cultura local, de educação ambiental e sustentabilidade do DF.

Produção de 3 mil kits de higiene para a ONU, pelas costureiras da Fábrica Social do JB, em Maio de 2020, durante a pandemia. | Foto: Arquivo MCJB

O Jardim Botânico é também a única Região Administrativa do DF com todos os conselhos comunitários ativos e atuantes: são dois Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), o Conselho de Meio Ambiente, o de Planejamento Local e o de Cultura. Além disso, é a única comunidade do DF representada por uma Frente Parlamentar exclusiva na Câmara Legislativa do DF, reflexo de sua capacidade de articulação e representação.

Solenidade de criação da Frente Parlamentar do Jardim Botânico, em 17 de Setembro de 2024. | Foto: Arquivo MCJB

A nossa sede, o Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), é um exemplo vivo desse protagonismo. Mantido com recursos próprios em parceria com o IBRAM, o CPS já recebeu mais de meio milhão de reais em investimentos da comunidade, atende milhares de beneficiários dentre de suas atividades, a maioria gratuitas. Nenhuma outra região do DF tem uma ação semelhante.

Oficina de Hortinha do projeto Ação Oikos, realizada com crianças de escolas públicas no CPS, em Abril de 2025. | Foto: Arquivo MCJB

Neste momento de celebração, agradecemos profundamente a todos que ajudaram a construir essa história: aos síndicos e moradores dedicados desde o início, aos líderes locais comprometidos com um desenvolvimento equilibrado e sustentável, aos bons parceiros e servidores públicos que caminham conosco na busca do bem comum. Agradecemos também a todos os apoiadores, públicos e privados, que têm sido essenciais para o sucesso do MCJB e o desenvolvimento do Jardim Botânico. Parabenizamos toda a comunidade e convidamos todos a continuar nos acompanhando pelos próximos 10 anos.

Para celebrar este momento tão especial, ao longo de todo o mês de setembro realizaremos uma programação especial de aniversário. Além do JB Fest, que ocorrerá de 18 a 20 de setembro no CPS, com shows, festival gastronômico, espaço kids e exposição de carros antigos, teremos celebrações religiosas (missa e cultos), exposições, oficinas, cursos, palestras e muitas outras atividades. A programação completa está em www.mcjb.org.br/aniversariojb.

Venha fazer parte desta festa e fortalecer ainda mais o sentimento de pertencimento que nos une. Viva o Jardim Botânico! Viva a nossa comunidade!

 

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp
➡️
 Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário