Editorial | Pressão 12 por 8: alívio na mobilidade e oportunidade de futuro sustentável

Síndicos e lideranças do Jardim Botânico se unem contra faixa exclusiva de ônibus no JB
setembro 17, 2025
Terminal Rodoviário do Jardim Botânico será licitado até o fim de 2025, anuncia governador
setembro 25, 2025

Editorial | Pressão 12 por 8: alívio na mobilidade e oportunidade de futuro sustentável

Jardim Botânico, 25 de setembro de 2025
Editorial – Larissa Schmidt, presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente do Jardim Botânico (COMDEMA-JB)
e Livino Silva Neto, presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico (CONSEG-JB).

A decisão do Governo do Distrito Federal (GDF) de suspender a Faixa Exclusiva para Ônibus na DF-001, nas proximidades do Jardim Botânico, representa um gesto de sensibilidade e estadismo.

A crise de Mobilidade causada pela Faixa Exclusiva para Ônibus foi resolvida por um ato, ainda que difícil, extremamente assertivo e republicano do Governador do Distrito Federal, revendo uma decisão. Parabéns ao Governador pela prontidão, sensibilidade e estadismo. O Jardim Botânico (JB) está crescendo muito rapidamente e no final, acreditem, estaremos todos aqui, GDF e Cidadãos, de pé e ombreados, enfrentando os desafios de momento e os que vierem.

Qualquer modelo de mobilidade, operando em cidades eficientes, somente é exitoso quando a maioria dos cidadãos o escolhem como melhor opção, em detrimento dos automóveis.

Está na hora de olhar para o futuro e colocar, de volta na prancheta, outros modais mais eficientes e sustentáveis, como: metrô, Veículos Leves sobre Trilhos (VLT) e Monotrilho.

Metrô de Brasília. | Foto: Divulgação Agência Brasília.

O crescimento urbano precisa ser sustentável, necessita de infraestrutura prévia.

“Juntos podemos pensar uma cidade melhor ambiental, social e economicamente. Um bom planejamento ajuda a resolver todos os problemas, os atuais e os futuros.” (Livino Silva)

A comunidade do JB tem dezenas de ávidos voluntários nas suas organizações da sociedade civil e nos conselhos comunitários. Isso mesmo, somos a Região Administrativa (RA) com o maior número de Conselhos constituídos, pelo GDF (Comissão de Meio Ambiente do Jardim Botânico – COMDEMA JB, Conselho de Segurança – CONSEG JB/Tororó, Frente Parlamentar do Jardim Botânico – FPJB, Grande Conselho Comunitário do Jardim Botânico – CGJB, Conselho de Cultura do Jardim Botânico – CRC-JB e Conselho Local de Planejamento do Jardim Botânico – CLP-JB). Que nos usem, nos ouçam. Levaremos a voz da comunidade às mesas de debate, legitimando decisões e proposições necessárias para o crescimento da nossa Cidade.

Somos organizados e propositivos, em nossas reuniões e eventos, como o Workshop de Urbanização e o Planejamento Estratégico Comunitário, pautamos nossas demandas e prioridades, as avaliamos e categorizamos, tudo para apoiar o processo decisório do Estado ou de quem mais precisar.

Faixa exclusiva do Jardim Botânico. | Foto: Divulgação Agência Brasília.

Estamos ansiosos pelo futuro pois além das obras já realizadas (escolas, UBS, duplicação, viadutos da ESD) temos outras vindo por aí: o viaduto do Mangueiral e Solar de Brasília, a quarta ponte, o terminal rodoviário, a faixa reversa e a via alternativa da Avenida do Sol. E não menos importante, temos conquistas regulatórias também na mesa como Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), Plano Diretor de Transporte Urbano e Mobilidade (PDTU), Projeto de Decreto Legislativo (PDL), a importantíssima Regularização dos Condomínios e o “Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) Verde”

Verde, isso mesmo. Somos uma comunidade que trabalha por uma cidade sustentável, eficiente. Queremos uma cidade Jardim (Botânico, já está até no nome). Parques, corredores ecológicos, eficiência energética, mobilidade ativa, segurança hídrica, cinturões verdes etc.

“Defendemos um urbanismo sustentável, que reduza as emissões de gases de efeito estufa da mobilidade, melhore a segurança hídrica, preserve os espaços verdes e promova o uso eficiente do solo.” (Larissa Schmidt)

Também trabalhamos pela implantação de outros equipamentos públicos como: os de segurança, de saúde e a nossa feira.

Acreditamos que assim que se faz uma cidade, com muito planejamento e trabalho. Ainda bem que somos muitas cabeças e mãos.

 

📣 Participe das atividades do Movimento Comunitário do Jardim Botânico e leve suas ideias aos conselhos regionais. Acesse www.mcjb.org.br/portal e acompanhe nossas ações.

Leia o informativo do MCJB para saber mais: Informativo 015-25 – Esclarecimentos relacionados à faixa exclusiva de ônibus no JB

ACOMPANHE O MCJB

Entre em contato: (61) 3427-3038 | 99433-8517
✉️ E-mail: contato@mcjb.org.br
🌐 Site: www.mcjb.org.br

🔗 Conecte-se às nossas redes e canais:

Grupo de notícias no WhatsApp: clique aqui
YouTube: @movimentojb
Instagram: @movimentojb
Facebook: facebook.com/movimentojb
💚 Movimento Comunitário do Jardim Botânico – Construindo juntos uma cidade mais sustentável e unida!

Deixe um comentário