STF decide que é constitucional a cobrança de taxas em loteamentos urbanos
dezembro 25, 2020
Segura a onda, JB!
janeiro 5, 2021

Segurança: Atenção especial no final do ano

Todos sabemos que a chegada das festas de fim de ano e das férias significa aumento da criminalidade, especialmente casos de furto. Portanto, todo cuidado é pouco nessa época do ano! 

Segundo o presidente do CONSEG-JB Conselho Comunitário de Segurança do JB, Livino Silva Neto, o 21º Batalhão da Polícia Militar de São Sebastião, responsável pelo policiamento de toda a RA-XXVII,  está bem equipado, mas sofre com o baixo número de efetivos. 

E é neste momento que a comunidade mais pode ajudar: redobrar os cuidados com a segurança de suas residências e manter a atenção quando estiver em via pública, ao frequentar o comércio nas festividades. Mas, caso ocorra algum problema, é muito importante registrar a ocorrência por meio dos Boletins (o famoso B.O). 

Com o B.O., os profissionais da segurança pública podem traçar perfil e tipificar os crimes que mais ocorrem na região, informação fundamental para que sejam elaboradas estratégias específicas de combate à atuação dos criminosos. 

Para o próximo ano é grande a expectativa de que antigas demandas do MCJB e do CONSEG-JB no tocante a área de segurança sejam atendidas. O JB tem carência de delegacias, bombeiros, batalhão da PM, apenas para citar os equipamentos públicos da área de segurança pública. Segundo o Administrador Regional do Jardim Botânico, Antônio de Pádua, as negociações com a Secretaria de Segurança Pública do DF já se iniciaram. (Relembre aqui)

Em entrevista ao Portal Movimento, o Tenente Coronel Marcelo Maciel da Silva, à frente do 21º BPM desde setembro deste ano, dá dicas importantes para prevenção de incidentes, dentre eles os cuidados com celulares e bicicletas, os bens mais populares entre os bandidos.  A promessa é de que o reforço na fiscalização comece neste final de ano e siga por 2021. 

Dicas de segurança

Deixar a casa bem fechada enquanto viaja não é o suficiente. Para o Tenente Maciel é muito importante contar com os vizinhos neste momento. “Como o Jardim Botânico tem a característica de possuir condomínios fechados, é interessante que se faça contato com os vizinhos, que podem ficar atentos a qualquer movimentação estranha nas ruas“, informa. 

Falando em vizinhança e fiscalização, Maciel relembra que o projeto Rede de Vizinhos Protegidos continua ativo e deve passar por melhorias. “Nós já atuamos neste sentido, temos um excelente contato com a comunidade, também via whatsapp. Também temos um formato semelhante voltado para os comerciantes da região”. 

Com a realização de reuniões temáticas com os condomínios, o Tenente tem como objetivo ressaltar a importância de se manter o foco nas informações do grupo. 

Consulte o IMEI do celular e registre a sua bicicleta!

O Tenente Maciel explica ainda que a polícia vem obtendo êxito nas apreensões de itens furtados, em especial aparelhos celulares  que possuem o registro do IMEI (número único para identificar cada um dos celulares produzidos no mundo). Com esse número de registro em mãos, é possível rastrear seu celular de forma gratuita e também verificar se o aparelho possui impedimentos legais (furto ou falsificação). “Nós apreendemos este ano um celular que foi roubado em 2017. É muito importante registrar o IMEI. Nós temos toda expertise de conferir o IMEI de celulares e por isso o êxito nas recuperações”, afirma. 

A consulta ao IMEI do celular também deve ser realizada antes da compra do aparelho. “A gente orienta para quando for adquirir o celular, principalmente se for pela internet ou aplicativo, consultar o IMEI antes para não ser pego de surpresa com um aparelho furtado”, orienta. 

Confira aqui como consultar o IMEI do celular

Verifique a situação do IMEI na Anatel

Após conseguir o código, a situação do telefone poderá ser visualizada na plataforma Celular Legal, disponibilizada pelo site da Anatel. Confira aqui

Para o registro das bicicletas, já existe um aplicativo que funciona tanto para IOS quanto Android, chamado Bike Registrada.Sempre que a gente abordar uma bicicleta, se tiver o registro é possível verificar se é produto de roubo ou furto”, informa Tenente Maciel.  

Retomada das reuniões virtuais do Conseg JB

O presidente do CONSEG-JB, Livino Silva, ressalta os bons resultados obtidos com as reuniões em formato de lives. 

Após o período de festas, o Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico deve retomar a realização das reuniões com síndicos, moradores e representantes dos diversos órgãos de segurança pública e mobilidade, em modo virtual pelo canal do youtube do MCJB. 

“Precisamos aproveitar o espírito natalino e o momento em família, para festejar com tranquilidade e a alegria que a ocasião proporciona, sempre com a atenção e respeito à coletividade. Assim deixamos o aparato policial focado no enfrentamento da criminalidade. Todos devemos colaborar com a segurança”, concluiu o presidente do Conseg JB.

Deixe um comentário