Sábado de vitória para o Condomínio Estância Quintas da Alvorada: liberada licença ambiental para obras internas

MCJB lança projeto “Cerrado Vivo” para preservar flora do Jardim Botânico
junho 19, 2023
Mais vagas de estacionamento no Jardim Botânico Shopping
junho 28, 2023

Sábado de vitória para o Condomínio Estância Quintas da Alvorada: liberada licença ambiental para obras internas

Foi um sábado de vitória para o Condomínio Estância Quintas da Alvorada. A liberação da licença ambiental para obras internas foi comemorada com pompas e circunstâncias. A solenidade contou com a presença em peso da comunidade, de políticos e lideranças que relembraram toda a luta enfrentada, o que torna esse momento tão importante na história dos moradores.

Por Patrícia Gusmão (Jornalista Voluntária MCJB) – 21/06/2023

Na manhã do sábado, 17/06, o Condomínio Estância Quintas da Alvorada (CEQA), maior condomínio do Jardim Botânico, venceu mais uma etapa importante para o sonho da regularização. Finalmente, o Governo do Distrito Federal concedeu a licença ambiental para intervenção de drenagem e pavimentação. 

Assinada pelo Governador Ibaneis Rocha, a solenidade realizada no próprio condomínio, reuniu diversas figuras políticas que firmaram compromisso para o sucesso do processo de regularização do CEQA. Passaram vários governos que não sabiam o caminho da regularização. Foi necessário um advogado para colocar todos os condomínios na trilha da regularização, sem medo de fazer esse trabalho. O governo tem que facilitar a vida do morador, não criar problemas. E os órgãos, dentro da legalidade, têm que dar celeridade aos processos para trazer segurança jurídica”, disse Ibaneis.

Com participação ativa do Movimento Comunitário do Jardim Botânico – MCJB no processo de regularização do CEQA, essa conquista é uma de várias que essa parceria tem como objetivo desde 2016.

Animado com a conquista do documento, o síndico do CEQA, João Carlos Lóssio, lembrou a luta histórica do condomínio pela regularização e afirmou que essa licença ambiental emitida pelo governador e pelo Instituto Brasília Ambiental – IBRAM vai permitir que eles tenham dignidade para iniciarem obras importantes dentro do âmbito da regularização, permitindo uma melhor qualidade de vida para a comunidade do condomínio. Disse ainda que essa é a maior obra ambiental da região Centro-Oeste feita por um ente privado, com investimento de R$ 60 milhões, custeada pelos condôminos.

Na ocasião o Administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, destacou que o GDF tem priorizado o Jardim Botânico. Citou a construção do viaduto da ESAF, a duplicação da DF-001 e a duplicação do DF 140 que são obras em andamento e que permitirão uma grande melhoria na mobilidade da região. Logo em seguida, o presidente do Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, Rôney Nemer, reafirmou o compromisso do órgão em auxiliar os condomínios no processo de regularização e garantir, ao mesmo tempo, a preservação do meio ambiente.

Os parlamentares Wellington Luiz, presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, e o senador Izalci Lucas ratificaram o empenho na regularização dos condomínios, principalmente no quesito legislação, com objetivo de dar segurança jurídica ao processo.

Estiveram na solenidade várias lideranças comunitárias como o vice-presidente do MCJB (presidente em exercício), Everaldo Sartori, que também é diretor da Associação dos Amigos Jardins Mangueiral – AAJM, o presidente do conselho comunitário de segurança do JB e também diretor do MCJB, Livino Silva, vários síndicos de outros condomínios do Jardim Botânico, o secretário de Governo José Humberto, o deputado distrital Rogério Morro da Cruz, presidente do DER Fauzi Nacfur Júnior, o secretário de Relações Institucionais do DF Paco Brito, o secretário de habitação Marcelo Vaz, entre outras personalidades importantes.

LINHA DO TEMPO NA LUTA PELA REGULARIZAÇÃO:

Agosto/2016 – Condomínio Estância Quintas da Alvorada, no Altiplano Leste, foi surpreendido por uma ação de derrubada conduzida pela AGEFIS.

Janeiro/2018 – A 3ª Turma Cível do TJDFT homologou acordo de regularização do Condomínio. Assinaram o acordo a Terracap, a Secretaria de Estado e Gestão do Território e Habitação (SEGETH), a AGEFIS, o IBRAM, o DER, além da Procuradoria Geral do Distrito Federal – PGDF e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).

Junho/2018 – Termo de Cooperação Técnica coloca o Estância Quintas da Alvorada no mapa da regularização.

junho/2023 – Assinatura e entrega de licença ambiental para obras de pavimentação e drenagem pluvial.

 

Quer ficar por dentro e receber as nossas notícias e datas das próximas atividades?
➡️ Entre no nosso Grupo de Notícias 📳 do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/Kz1RltSaMu7LJaNacPjVhK

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:👇
https://www.instagram.com/movimentojb/
https://pt-br.facebook.com/movimentojb/

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

 

Deixe um comentário