Movimento recebe visita do deputado mais votado da região do JB e São Sebastião – 04/11/22
novembro 8, 2022
JB terá Conselho Comunitário de Planejamento
dezembro 8, 2022

Reunião encaminha reabertura da pista da QI 27

Na última segunda-feira (22), o MCJB e a Administração Regional do JB se reuniram com o Secretário de Governo, José Humberto, para tratarem da reabertura da via de ligação entre a DF-00, na altura dos condomínios do São Bartolomeu, e a QI 27 do Lago Sul. 

Por Redação MCJB – 24/11/2022

Essa é uma demanda antiga da comunidade do Jardim Botânico, pois trata-se de  uma via de grande importância para a melhoria do fluxo do trânsito, hoje em dia açoitado por constantes congestionamentos nos horários de pico. 

A questão ambiental também foi pauta, pois a via passa dentro do Parque Bernardo Sayão e está há anos interditada.

Foi entregue para o Secretário e sua Assessoria Jurídica um dossiê com o andamento e o status do processo junto ao GDF e à Justiça. No governo é consenso que se trata de uma demanda importante da comunidade, portanto reiteraram empenho para liberação da via, assunto do âmbito do IBRAM e da TERRACAP.

O processo encontra-se quase finalizado, mas ainda necessita de correções e inclusões de algumas exigências feitas pela Justiça como, por exemplo, o licenciamento ambiental da obra, o estudo de impacto ambiental ao Parque, bem como melhorias e adequações na via antes da liberação. O MCJB solicitou que a via seja reaberta o mais breve possível, para ser uma alternativa de acesso aos condomínios do Altiplano Leste, Solar de Brasília e desafogamento do trânsito nos horários de pico na DF-027, que está sobrecarregada.

Para relembrar

O fechamento da HI-104 se deu por decisão judicial em ação movida pelo Ministério Público, que acatou denúncia dos moradores da QI 27 do Lago Sul. No processo, os moradores afirmam ser contra a existência da via, pelo aumento do tráfego de veículos na região, consequência do aumento da população dos condomínios do Altiplano Leste.

O processo data de 2002 e o GDF chegou a evitar o bloqueio da via, em decisão de primeira instância. O juiz do processo entendeu que a pista, mesmo com uma “inobservância da legislação de regência, quanto à construção da via, a manutenção atende mais ao interesse público do que a sua retirada”, afirmou. Porém, o MP recorreu tendo em vista a inobservância da licença.

Aproveitando a visita ao GDF, houve encontro com o diretor presidente do DF Legal, Cristiano Mangueira de Sousa. Foi o momento de lembrar o pedido de apoio do órgão às ações de investigação de combate a grilagem em São Sebastião e no Jardim Botânico onde, também, existe o problema do crescimento urbano, que continua não planejado e sem infraestrutura, viária e equipamentos públicos instalados como pauta de demandas anteriores. 

Deixe um comentário