Reunião encaminha reabertura da pista da QI 27
novembro 24, 2022
Ação solidária MCJB/2022: conheça o perfil das famílias
dezembro 13, 2022

JB terá Conselho Comunitário de Planejamento

Foi iniciado nesta quarta (7) o processo de implementação do Conselho Local de Planejamento da Região Administrativa do Jardim Botânico (CLP-JB). Oito conselheiros representantes do GDF tomaram posse na Administração Regional.

Da Redação do MCJB – com informações da ASCOM AdmJB – 07/12/22

O Conselho é paritário, ou seja, a sociedade civil tem a mesma quantidade de participantes que o poder público. Então, a próxima etapa de implementação será a escolha e indicação de oito conselheiros representantes da sociedade civil, dos quais cinco deverão representar os movimentos sociais, dois, as entidades empresariais, e um será oriundo de entidades profissionais, acadêmicas ou de pesquisa da cidade, conforme prevê a Lei Orgânica do DF e o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT).

O CLP-JB integrará o sistema dos órgãos colegiados que amparam o governo do Distrito Federal na tomada de decisões. Os conselheiros atuam como agentes multiplicadores, auxiliando nos encaminhamento das demandas comunitárias, que subsidiam a escolha e o desenvolvimento de projetos do GDF. O Conselho tem caráter consultivo, mas pode propor sugestões aos órgãos de planejamento do governo. Os conselhos de planejamento (CLPs) indicam os integrantes da CUP (Conselhos das Unidades de Planejamento)

Desde que foi fundado, o MCJB solicitou a criação deste conselho, enviando para isso diversos ofícios, dada a importância que a participação comunitária tem na definição das diretrizes da cidade. Também provocada pelo gabinete do Dep. Daniel Donizet, a atual gestão da Administração Regional, concordou com essa importância, articulou-se com os demais órgãos e secretarias do GDF e obteve mais essa conquista para a comunidade do JB.

O presidente do Movimento, Livino Silva, representante da sociedade civil na reunião de implementação, ressaltou a importância desse conselho para a comunidade: “Esse é um pleito antigo de nossa comunidade. Com a criação do CLP  teremos melhores condições de encaminhar nossas demandas, acompanhar e sermos consultados em relação ao nosso futuro como cidade, com contato direto com as secretarias e órgãos do GDF”. 

Já o administrador regional, José Elias, afirmou que “hoje (quarta 7/12) foi um dia muito importante para nossa cidade, dia que instalamos o Conselho de Planejamento do Jardim Botânico que servirá de canal de encaminhamento de sugestões e recomendações para melhoria do desenvolvimento e planejamento da nossa cidade”. 

O credenciamento de representantes da sociedade civil interessados em compor o conselho será feito através de chamamento público pela Administração Regional, a ser publicado em breve.

 

Deixe um comentário