Ouro Vermelho I inaugura coleta seletiva de lixo e compostagem de folhas

Secretário de Segurança do DF recebe Jardim Botânico
agosto 21, 2017
Ofício Secretaria de Educação para o Movimento Comunitário do Jardim Botânico – Agosto 2017
agosto 24, 2017

Ouro Vermelho I inaugura coleta seletiva de lixo e compostagem de folhas

Condomínio Ouro Vermelho I realiza festa de lançamento da coleta seletiva de lixo e de inauguração da área para reciclagem de materiais das podas, primeira fase do projeto que inclui a compostagem de todo o lixo orgânico produzido pelo condomínio. Secretário do Meio Ambiente realiza visita ao condomínio para conhecer a área destinada ao projeto. A festa de inauguração é um delicioso café da manhã, às 09 horas do dia 26, sábado.

O Ouro Vermelho I é o primeiro condomínio associado ao Movimento a promover a coleta seletiva de lixo, dentro da parceria estabelecida entre o Movimento Comunitário do Jardim Botânico e a Associação de Catadores Recicla Mais Brasil, do Paranoá (relembre aqui).

Além disso, deve inaugurar o local que recebeu o nome de Ouro Verde – Compostagem e Viveiro de Mudas, área destinada a reciclagem dos folhas e galhos gerados pelas podas. O condomínio investiu R$ 10.000,00 em um equipamento triturador que vai transformar folhas em adubo para utilização dos condôminos. A próxima etapa será o reaproveitamento do lixo orgânico, que, transformado em compostagem, vai gerar adubo 100% orgânico. Pequenos baldes serão distribuídos para a coleta desse tipo lixo, que deve dispensar o uso de sacos plásticos.

Secretário André Lima e equipe da Secretaria de Meio Ambiente do GDF visitam área que será inaugurada.

André Lima, Secretário de Meio Ambiente, visitou a área da compostagem e viveiro no condomínio e mostrou-se satisfeito com o fato de que soluções sustentáveis estejam sendo pensadas e aplicadas pela própria comunidade. “Um exemplo a ser seguido por todo o Distrito Federal”, afirmou o secretário.  

O projeto não para por aí. Ainda está prevista, para o futuro, a construção de usinas não poluentes de biomassa para a geração de energia, seguindo as diretrizes traçadas pelo JB Sustentável (clique aqui para saber mais). As usinas foram idealizadas no início do Movimento e tem como objetivo transformar o Jardim Botânico no primeiro bairro totalmente sustentável do Brasil. “Esse é um sonho que pensamos no início do projeto e que agora estamos transformando em realidade”, declarou Rose Marques, síndica do Condomínio Ouro Vermelho I e presidente do Movimento Comunitário do Jardim Botânico.

Secretário André Lima e sua equipe visitam horta comunitária do Condomínio Ouro Vermelho I

Inauguração terá festa

Para as inaugurações, o Ouro Vermelho I preparou uma verdadeira festa, com café da manhã, palestras educativas, feira mix com artesãs locais, apresentação do Instituto Nivaldo Nunes, de São Sebastião, que faz trabalho social com as crianças da Vila do Boa, com aulas de pintura e roda de capoeira. A festa também terá feira de adoção de animais abandonados, dentre outras atrações.

A Associação de Catadores Recicla Mais Brasil vai aproveitar para fazer campanha de conscientização dos moradores para utilização de sacos de lixo das cores azul ou verde, para o lixo reciclável, a fim de facilitar a separação e reciclagem do lixo coletado. E também estará recebendo síndicos e interessados no serviço de coleta seletiva de lixo, através do convênio firmado com o Movimento Comunitário do Jardim Botânico.

2ª Feira Ambiental do Jardim Botânico terá divulgação especial

Também estarão presentes as promotoras da 2ª Feira Ambiental do Jardim Botânico, que ocorrerá no próximo dia 2 e 3 de setembro no Jardim Botânico de Brasília. Com o tema “Água”, os organizadores planejam diversas ações de sustentabilidade, programação cultural, oficinas, palestras, atividades para a criançada, dentre muitas outras atrações. Clique aqui e confira a programação completa no site oficial da Feira.

O evento esse ano ocorrerá na Semana do Cerrado, dentro da programação da Virada do Cerrado, programa do GDF que promove diversas ações no DF, com foco na educação ambiental, na divulgação de boas experiências e nas melhores práticas sustentáveis. O secretário de Meio Ambiente do DF, André Lima, já confirmou presença no evento com uma palestra que será realizada no primeiro dia.

Deixe um comentário