Para traçar um mapa da coleta seletiva nos condomínios do Jardim Botânico, o MCJB está realizando um levantamento por meio de formulário destinado aos condomínios da região. Ao final da pesquisa será produzido e publicado um relatório.
A ação faz parte do projeto Lixo Zero, abraçado pelo MCJB e Administração Regional do Jardim Botânico. O objetivo do projeto é a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos gerados nos condomínios, contribuindo para um bairro limpo, sustentável e ecologicamente correto. No Jardim Botânico, está voltado para os condomínios, que são grandes geradores de resíduos. A partir da lei 5610, em vigor desde 01 de agosto de 2017, tornou-se necessário e urgente repensar o consumo e a forma de descarte dos resíduos.
Breve histórico de ações sustentáveis do MCJB
Desde 2016, com a criação do Projeto JB Sustentável, que tem por meta transformar o Jardim Botânico em um bairro autossustentável, foram realizadas diversas ações de sustentabilidade no bairro, incluindo 3 edições da Feira Ambiental, evento voltado para a conscientização ambiental e ecológica, entre palestras e cursos voltados para o tema de sustentabilidade (confira aqui e aqui).
Também foi firmada parceria, iniciada em 2017, com a Associação de Catadores Recicla Mais Brasil e Cooperativa Ecolimpo, de catadores profissionais, para atuar nos condomínios da região.
E, por fim, a assinatura do acordo de cooperação técnica (ACT) com o Instituto Lixo Zero revela o compromisso em transformar a Região Administrativa do Jardim Botânico em um bairro sustentável, responsável e consciente do descarte adequado dos resíduos gerados. (confira aqui)