MCJB começa levantamento sobre coleta seletiva nos condomínios

Fábrica Social do JB entrega 1000 kits de higiene à SES-DF
junho 3, 2020
MCJB está de luto!
junho 9, 2020

MCJB começa levantamento sobre coleta seletiva nos condomínios

Para traçar um mapa da coleta seletiva nos condomínios do Jardim Botânico, o MCJB está realizando um levantamento por meio de formulário destinado aos condomínios da região. Ao final da pesquisa será produzido e publicado um relatório.

A ação faz parte do projeto Lixo Zero, abraçado pelo MCJB e Administração Regional do Jardim Botânico. O objetivo do projeto é a redução, reutilização e reciclagem dos resíduos gerados nos condomínios, contribuindo para um bairro limpo, sustentável e ecologicamente correto. No Jardim Botânico, está voltado para os condomínios, que são grandes geradores de resíduos. A partir da lei 5610, em vigor desde 01 de agosto de 2017, tornou-se necessário e urgente repensar o consumo e a forma de descarte dos resíduos. 

Termo de parceria entre o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) e o Instituto Lixo Zero, em cerimônia realizada no início de dezembro (2018)

Breve histórico de ações sustentáveis do MCJB

Desde 2016, com a criação do Projeto JB Sustentável, que tem por meta  transformar o Jardim Botânico em um bairro autossustentável, foram realizadas diversas ações de sustentabilidade no bairro, incluindo 3 edições da Feira Ambiental, evento voltado para a conscientização ambiental e ecológica, entre palestras e cursos voltados para o tema de sustentabilidade (confira aqui e aqui). 

Também foi firmada parceria,  iniciada em 2017,  com a Associação de Catadores Recicla Mais Brasil e Cooperativa Ecolimpo, de catadores profissionais, para atuar nos condomínios da região. 

E, por fim, a assinatura do acordo de cooperação técnica (ACT) com o Instituto Lixo Zero revela o compromisso em transformar a Região Administrativa do Jardim Botânico em um bairro sustentável, responsável e consciente do descarte adequado dos resíduos gerados. (confira aqui)

Deixe uma resposta