Dengue avança novamente pelo Jardim Botânico

Fábrica Social dá início à produção de uniformes
março 9, 2020
Convocação AGO – 24 de Março de 2020
março 13, 2020

Dengue avança novamente pelo Jardim Botânico

Mais uma vez o Jardim  Botânico e São Sebastião entram em estado de alerta devido ao avanço da dengue. As ações da Secretaria de Saúde (SES-DF) recebem apoio do Corpo de Bombeiros, confira como ajudar. 

O período de chuvas é marcado pelo aumento dos casos de infecção pelo vírus, pois é quando os ovos do mosquito Aedes Aegypti eclodem em seu habitat preferido: a água. Os entulhos deixados em quintais e terrenos baldios, baldes, objetos jogados, latas de todos os tipos ou  piscinas sem tratamento de cloro. 

No início deste ano, o Distrito Federal entrou novamente em estado de emergência, devido ao aumento de 84,1% de casos, se comparado ao mesmo período de 2019, segundo dados levantados pela SES-DF.

 

 

De acordo com o informativo epidemiológico nº02/2020, da Secretaria de Saúde do DF, foram 4 casos graves confirmados,  com óbito, na região de saúde leste que compreende o Jardim Botânico, São Sebastião, Itapoã e Paranoá. Por isso a Secretaria de Saúde intensificou os trabalhos de prevenção, chegando inclusive a fazer a coleta dos inservíveis, entre outras ações (relembre aqui). 

Na luta contra a dengue todos são responsáveis

Para contribuir com a segurança de sua comunidade, confira as dicas da Vigilância Ambiental em Saúde de São Sebastião:

  • Adote medidas simples, como realizar a limpeza das calhas, telar ralos e canaletas, manter recipientes que possam acumular água sempre em área coberta e manter caixas d água sempre bem tampadas.
  • Não impeça a entrada do agente de vigilância ambiental! Apesar de não ser possível avisar com antecedência a visita aos condomínios, estes profissionais estarão uniformizados, com coletes na cor cáqui, camiseta branca, portando uma bolsa amarela e o crachá de servidor.  As residências serão inspecionadas e tratadas se necessário. Os agentes também orientam aos moradores sobre como evitar a proliferação de mosquitos e outros animais sinantrópicos.

Segundo a chefe do Núcleo Regional de Vigilância Ambiental em Saúde, Aline Ruben Cardoso, este ano a Secretaria conta com Alvará para entrar em imóveis que apresentem risco à vizinhança. “Pretendemos abrir os imóveis que se encontram abandonados e que possam estar sendo fator de risco, pois foi expedido um Alvará que nos autoriza a entrar nesses imóveis,  com ou sem o consentimento do proprietário”,  informa Aline.

A coleta dos inservíveis,  em parceria com as Administrações Regionais,  terá continuidade e serão utilizados drones para avaliação dos locais de difícil acesso. 

Acredito que o nosso clima, principalmente no verão, é muito favorável à epidemias por conta do calor seguido de chuva, porém pode-se dizer que a maioria dos focos encontrados estão intradomiciliares, o que significa que se cada morador cuidar do seu imóvel conseguiremos baixar os índices de infestação”, conclui  Aline Cardoso.

Ouro Vermelho I realiza ação de coleta com a Administração Regional do JB

No início de fevereiro o condomínio Ouro Vermelho 1 chegou a retirar 10 caminhões cheios de sucata e inservíveis recolhidos das casas dos condôminos. Foram recolhidos pedaços de madeira, plásticos, ferro, móveis e eletrodomésticos sem utilização. A ação pode ser realizada em todos os condomínios. Basta que os síndicos entrem em contato com a Administração Regional.

 

Fumacê só em emergências!

Aline reitera que o uso do Fumacê só deverá ser utilizado em locais onde exista comprovadamente a circulação viral (casos de dengue confirmado). O produto afeta apenas o mosquito adulto, não sendo eficaz contra ovos e larvas. “Infelizmente a população, por falta de informação, acredita que a solução é o Fumacê, sendo que o mais importante é a eliminação dos focos, ação que efetivamente pode salvar vidas!” afirma Aline.

Deixe um comentário