Abertas as inscrições para o Curso de Formação de Facilitadores do Programa Famílias Fortes

Administração Regional do Jardim Botânico terá novo endereço
julho 20, 2018
Feira Agroecológica no Condomínio Solar da Serra
julho 25, 2018

Abertas as inscrições para o Curso de Formação de Facilitadores do Programa Famílias Fortes

O Programa Famílias Fortes tem como objetivo ensinar crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos a se protegerem de drogas e álcool.

Baseia-se na premissa de que as crianças se saem melhor em seu desenvolvimento social quando as famílias são capazes de estabelecer limites e regras de convivência e de expressar afeto e dar apoio adequado às crianças. O programa é resultado da parceria entre a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Secretaria da Criança e SEDESTMIDH.


O curso
O Módulo Básico será de 20 horas aula, com certificado emitido pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS)

Informações
Turma da Região Leste e Central: Itapoã, Paranoá, Jardim Botânico e Varjão
Local: Auditório Hospital Regional do Paranoá – Setor Hospitalar, Quadra 2, Conjunto K, Paranoá.
Dias e horários: 30 de julho, 31 de julho e 01 de agosto (de 9h às 16h)

As inscrições se encerram no dia 25 de julho de 2018.

Inscrições


O número de vagas é limitado, serão priorizadas as inscrições por data de realização. 
O módulo avançado da capacitação prevê a supervisão dos grupos e atividades de dispersão. Pode haver inscrição para trabalho voluntário, pois é importante o engajamento voluntário da comunidade, de forma que seja viável a implementação e continuidade do programa.


Sobre o Programa
O Famílias Fortes é uma adaptação à realidade brasileira do Strengthening Families Programme (SFP-UK), elaborado no Reino Unido pela Oxford Brookes University. Foi aplicado no Brasil em sua versão original nos meses de novembro e dezembro de 2013, em uma fase chamada pré-piloto. Seis territórios do Distrito Federal integraram essa etapa. Ao todo, 57 famílias concluíram o Programa. Uma equipe de avaliação da Universidade de Brasília (UnB) acompanhou a implementação da fase pré-piloto nos territórios, colheu informações para a adaptação cultural do Programa com relação a cultura, contexto e linguagem brasileira.

A versão atual é resultado de um processo de reorganização do PFF como programa público e oferecido por equipamentos da Saúde, Assistência e Educação no Brasil. A principal diferença é que a maioria dos materiais que eram anteriormente confeccionados pelos facilitadores passaram a compor um conjunto de materiais oferecido ao serviço.

O Programa é composto por sete encontros que acontecem semanalmente. Os pais e os jovens se reúnem separadamente na primeira hora e passam a segunda hora juntos em atividades para a família. No início ou no intervalo entre encontros, um lanche deve ser oferecido para as famílias, durando entre 5 e 10 minutos. Os encontros dos pais (e alguns encontros de jovens e famílias) acontecem com o suporte de cenas gravadas em DVD, que apresentam situações do cotidiano familiar. E em todos os encontros são realizados debates, jogos e dinâmicas.

O facilitador tem a função de conduzir a sessão visando alcançar os objetivos do Programa. Ao menos três são necessários: um para conduzir a sessão de pais e dois para a sessão de jovens. Cada facilitador assume a responsabilidade por um subconjunto de três a quatro famílias, trabalhando com o mesmo grupo a cada sessão. O contato com o grupo de famílias deve ser próximo, oferecendo ajuda durante os encontros, além de manter acompanhamento semanal, com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento familiar e diminuir o índice de evasão do programa.

Dúvidas e esclarecimentos: pff.distritofederal@gmail.com

1 Comentário

  1. Onde vai ser o próximo encontro dos falitadores estou em dúvida do local.pode me passar por favo..

Deixe um comentário