Fábrica Social do JB é case de sucesso

MCJB se reúne com novo Administrador Regional do JB
junho 24, 2020
Fábrica Social do JB é agora uma Cooperativa
junho 27, 2020

Fábrica Social do JB é case de sucesso

A Fábrica Social do JB cresceu e passou a desempenhar um papel fundamental durante a pandemia de Covid-19 no DF. Além de garantir renda e emprego para famílias da região, produziu máscaras de proteção para a comunidade do JB, São Sebastião e Distrito Federal. 

Tendo iniciado os trabalhos em 02 de Maio, a Fábrica Social já produziu aproximadamente 45 mil máscaras. Destas, 18.100 foram encomendadas pelo Fundo de População da ONU (UNFPA), das quais 15 mil doadas ao GDF para serem distribuídas às comunidades carentes. Outra Instituição parceira do Projeto, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), recebeu 2.000 máscaras. O restante foi vendido a preços  bem abaixo do mercado  para a comunidade da região, condomínios e instituições parceiras. 

Além das máscaras, a Fábrica Social também produziu mil e oitocentos kits de higiene básica em parceria com a UNFPA. Destes, 1000 kits foram encomenda do GDF para doação aos moradores de rua do DF e 800, enviados para a Secretaria da Mulher da  prefeitura de Salvador/Bahia, para distribuição entre a  população feminina carente da região.

Cada kit de higiene contém 11 itens, entre eles: 1 copo de 500 ml, escova de dente, 2 pastas de dente, desodorante, xampu, álcool em gel, sabonete, pente, papel higiênico, além de uma mochila. E para a Secretaria da Saúde do DF foram entregues 3 mil itens de uso pessoal, sendo 2 mil pacotes com oito absorventes, 500 conjuntos de barbeadores e 500 lanternas de dínamo (que dispensam uso de pilha). 

Em momentos difíceis surgem grandes parcerias. É o caso do governo e da ONU, através do Fundo de População. Ambos foram responsáveis por grande parte das encomendas de máscaras e kits de higiene doados ao GDF e comunidades carentes. (Confira aqui)

Novo formato 

O Projeto Fábrica Social do JB se consolidou e agora vai se transformar na Cooperativa das Costureiras e Artesãs do Jardim Botânico e São Sebastião, um passo decisivo e importante para a comunidade de trabalhadoras. . Para isso, será realizada uma Assembleia Geral de Constituição, sábado (27/06), às 09h00,  no Centro de Práticas Sustentáveis (CPS),  Jardins Mangueiral.

Com a mudança a Cooperativa passa a expandir as opções de produtos que serão produzidos. Por enquanto, a Fábrica continua produzindo máscaras para a comunidade com  valores reduzidos. Confira como adquirir clicando na imagem abaixo: 

Deixe um comentário