Confira todas as reuniões virtuais realizadas com Antônio de Pádua, novo administrador do JB

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Confira todas as reuniões virtuais realizadas com Antônio de Pádua, novo administrador do JB

Mobilidade, educação, saúde, segurança e regularização foram as principais demandas que a comunidade do JB apresentou para o novo administrador regional do Jardim Botânico

Antonio de Pádua realizou ao todo oito reuniões virtuais, contemplando encontros com moradores e síndicos do Jardim Botânico, inaugurando o diálogo com o novo administrador do Jardim Botânico.  A ideia foi proposta pelo Movimento Comunitário do JB (relembre aqui e aqui), com o objetivo de inaugurar canais de comunicação entre administração e comunidade. 

Dos mais diversos temas tratados, a unanimidade recaiu sobre dois deles: mobilidade e regularização. 

As reuniões tiveram início em 30 de junho,  no Jardins Mangueiral,  e a última, realizada no sábado (11/07),  com os comerciantes e empresários da região. A comunidade participou enviando perguntas por e-mail e também pelo chat durante a transmissão ao vivo. 

Confira abaixo os vídeos e principais demandas apresentadas durante as reuniões virtuais:

Jardins Mangueiral - 30 de junho de 2020

Reunião realizada na sede da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral

Presidente: Vanessa Barbosa

Principais demandas: 

Saúde – De acordo com Pádua, a Unidade Básica de Saúde (UBS) foi um sonho antigo que demorou em torno de 8 anos para começar a ser construída. Hoje a UBS está em construção e segundo ele, em breve já deve estar atendendo a população.

Educação – A 1ª Escola do bairro já está em licitação. A previsão é que sejam construídas 4 escolas na região. Passado todo o processo de licitação, Pádua acredita que ainda este ano as obras sejam iniciadas.

Segurança – O 21º Batalhão de São Sebastião se colocou à disposição da administração e comunidade da região. Pádua afirmou estar tentando junto ao Secretário de Segurança Pública aumentar o efetivo e carros para a realização das patrulhas, com maior segurança para a comunidade.

Manutenção dos equipamentos e área pública – O administrador do JB já identificou os trechos, placas,  PECs quebradas,  e quadras que necessitam de manutenção. A roçagem e limpeza da área para prevenir incêndios será realizada em julho pela Novacap.  Mobilidade – O Administrador também se prontificou em entrar em contato com o Detran para realização dos estudos necessários a construção do balão próximo à quadra 09.

Confira a reunião completa no vídeo:

Condomínios da Estrada do Sol - 02 de julho de 2020

Reunião realizada no Condomínio Ouro Vermelho I

Síndica: Rose Marques

Principais demandas:

Mobilidade – Substituição de quebra-molas por pardais eletrônicos, a pintura de faixas contínuas entre as pistas centro, construção do recuo para os ônibus,  para evitar acidentes e facilitar o fluxo do trânsito na Estrada do Sol. Pádua informa que a Administração precisa solicitar ao DER e ao Detran os estudos de tráfego necessários para a realização das obras que solucionem estes problemas.

Regularização/Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT) –  Alguns condomínios da região não foram contemplados pelo PDOT de 2009, como parte do Ville de Montagne, Estância Jardim Botânico, Etapa C, parte do mini Chácaras, entre outros. Em busca de soluções, Pádua se comprometeu em apresentar esta demanda ao Secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), à Terracap e aos técnicos responsáveis pela realização dos estudos.

Descarte incorreto do lixo – A comunidade solicita a instalação de lixeiras subterrâneas próximas às chácaras, que atualmente não dispõem de local adequado para o descarte dos resíduos produzidos.

Confira a reunião completa no vídeo:

Etapas 1 a 4 do Setor Habitacional do Jardim Botânico - 03 de julho de 2020

Reunião realizada no Condomínio Solar de Brasília

Síndico: André Luiz Araújo

Principais demandas:

Regularização/Ordenamento Territorial – Com relação aos condomínios que serão contemplados pelo novo Plano Diretor de Ordenamento Urbano (PDOT), Pádua explica que a Poligonal do Jardim Botânico já foi definida, portanto o PDOT não deve alterar o que já foi definido na Poligonal.  O administrador foi questionado sobre o que poderia ser feito para solucionar os erros de metragem dos lotes em regularização, pois as divergências influenciam o valor total a ser pago e o andamento da regularização. Uma vez suspensa para análise e correção, taxas são cobradas. Pádua explica que o processo de regularização não passa pela Administração regional, mas é possível verificar junto à Terracap quais questões estão travando o andamento de regularização dos lotes.

Mobilidade/Manutenção – Iluminação da ciclovia que permeia a via principal. O administrador regional informou que, ainda na gestão de João Carlos Lóssio, foi aberto um processo para orçar o valor necessário à implementação da iluminação da ciclovia. Porém a RA não possui o orçamento no momento. Mas ressaltou que é possível buscar parcerias.  As demais obras de implementação viária, como duplicação de vias e construção de balões (rotatórias), devem ser realizadas a partir dos estudos técnicos dos órgãos responsáveis, mas Pádua informa que a Administração Regional pode acompanhar e solicitar maior celeridade junto aos órgãos do departamento de rodagens e de trânsito.

Confira a reunião completa no vídeo:

Setor Habitacional Tororó - 04 de Julho de 2020

Reunião realizada no Shopping Alpha Center

Presidente da Associação de Empreendedores do Tororó: Maria José Feitosa

Principais demandas:

Mobilidade/Manutenção – Demanda presente em todas as reuniões virtuais já realizadas constou também dessa. O Tororó solicitou a iluminação e a duplicação das vias e também o asfaltamento das ruas internas da região. As melhorias na mobilidade afetam diretamente a prestação dos serviços de empreendedores, mas também a facilidade de acesso dos correios. O Administrador informou aos moradores que já existe um processo em andamento para a manutenção das vias e continuidade das obras, em parte suspensas também pela pandemia.

Comércio/Regularização – Os comerciantes da região apresentaram as dificuldades encontradas para obtenção de alvará de funcionamento. De acordo com os depoimentos, há muita confusão com os endereçamentos que impedem a emissão dos documentos e cadastro necessário de alguns estabelecimentos do Tororó. Antônio de Pádua vai se reunir com as equipes envolvidas em busca de soluções e as mudanças necessárias.

Correios – Cadastro dos CEPs de alguns condomínios estão pendentes. O processo aberto por moradores já tramitou em todas as etapas na Administração Regional. O Administrador informa que o processo já está na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Territorial (SEDUH), o órgão deve fazer o plano urbanístico da área e enviá-lo aos Correios.

Confira a reunião completa no vídeo:

Setor Habitacional São Bartolomeu - 06 de Julho de 2020

Reunião realizada no Condomínio Ville de Montagne

Presidente: Maria José Ferreira Pessoa

Principais demandas: 

Mobilidade – As duas principais reivindicações dos moradores dos condomínios desta região foram a abertura da pista de acesso à QI 27 do Lago Sul e a duplicação da DF-001 à DF-025. Pádua informou que o pedido de duplicação está no DER e voltou a tramitar com a realização dos estudos. Sobre a pista de acesso à QI 27, Pádua informa de que a obstrução do acesso decorre de decisão judicial, e por hora não há o que possa ser feito, mas existe a possibilidade de que o GDF e demais órgãos envolvidos possam rever esta decisão.

Regularização –  No Ville de Montagne,  400 lotes estão com a regularização pendente por problemas ambientais ou de metragem. Além disso, 148 lotes seriam reduzidos por conta da nova poligonal. Pádua entende que, apesar da regularização fugir do escopo da Administração Regional, é possível auxiliar os condomínios na articulação com a Terracap e Ibram.  Já no condomínio Estância Quintas da Alvorada,  entre as demandas de mobilidade que já foram respondidas, a ampliação da linha de ônibus para a região se faz necessária. O administrador regional explica que é necessário analisar a implementação com a Secretaria de Mobilidade.

Confira a reunião no vídeo:

Setor Habitacional Altiplano Leste - 08 de Julho de 2020

Reunião realizada no condomínio Privê Morada Sul Etapa A

Síndico: Livino Silva Neto

Principais demandas:

Mobilidade/manutenção – A comunidade solicitou o calçamento das ruas da região, uma vez que pedestres e ciclistas dividem o espaço com os carros. O administrador vai se reunir com representantes do DER para analisar se já existem projetos de instalação de ciclovias e calçamentos na região, de construção de um balão e novos acessos pela QI 29.

Regularização – As denúncias feitas sobre construções ilegais na região cabem ao DF Legal monitorar e autuar. O novo administrador prometeu intensificar a investigação e atuação na área, além de levar a situação para o Secretário do DF Legal. Para as obras, o plano urbanístico será analisado em reunião com moradores, síndicos e representantes da SEDUH e DF Legal.

Logística dos Correios – Houve reclamações dos moradores da ‘Vilinha’ com relação ao problema de entregas e endereçamentos. Pádua explica que será necessário unir os trabalhos da SEDUH, administração regional e Correios para a criação do CEP, com base no plano urbanístico criado pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Confira a reunião completa no vídeo:

Setor Hab. Itaipú, João Cândido e São Gabriel - 10 de julho de 2020

Reunião realizada no Condomínio Ouro Vermelho II

Síndico: Edinan Lopes dos Reis

Principais demandas:

Endereçamento- Algumas chácaras e condomínios do Itaipú, Ouro Vermelho II,  na Estrada do Sol,  tem problemas antigos de endereçamento e CEP. Alguns estão ligados ao Jardim Botânico e outros, a São Sebastião. E há quem esteja nos dois locais.  Pádua explica que o CEP é consequência do planejamento urbanístico da SEDUH. Por se tratar de uma mudança recente na poligonal, a administração irá verificar o projeto na Secretaria e encaminhar para os Correios atualizarem os endereçamentos na RA correta.

Mobilidade/manutenção – Sobre as solicitações de instalação de asfalto na região, o administrador explica que esta é uma das últimas obras a ser realizadas, após a execução do projeto urbanístico. A instalação da rede de esgoto também depende deste projeto. A administração atualmente trabalha na melhoria das vias em diversos trechos da região e garante que, em breve, atenderá também estes condomínios e chácaras.

Iluminação pública – É uma prioridade da Administração Regional, mas carece de recursos, os quais poderão ser viabilizados por meio de parcerias e emendas parlamentares.

Confira a reunião completa no link:

Empresários e Comerciantes do JB - 11 de Julho de 2020

Reunião realizada na Paróquia Santa Clara e São Francisco de Assis – JB3

Representante: Mauro Hueb – Centro Clínico do Jardim Botânico

Principais demandas:

Mobilidade/Urbanização- O  administrador regional vai analisar o projeto do DER e garante dar continuidade aos projetos iniciados na gestão passada, apresentados por João Carlos Lóssio ao novo gestor.  A licitação do asfalto na Avenida Caminho da Mata já está em andamento. Segundo Pádua a verba já foi liberada e representantes da Novacap estiveram no local para análises. O administrador regional se comprometeu em acompanhar todo o processo licitatório e a execução das obras.

Regularização- Pádua se comprometeu a mediar o assunto junto à Seduh e Terracap para dar celeridade a emissão de habite-se e alvarás. Já a licença de funcionamento dos negócios, que depende da própria administração, vai depender dos parâmetros urbanísticos e da LUOS.  A Associação dos Moradores do JB III questionou a Administração Regional em relação as obras ilegais na região. Pádua,  que já foi servidor do DF Legal, vai realizar visita a este órgão de fiscalização, além de montar estratégia, para coibir de forma eficaz as invasões e propagandas fixadas de forma irregular.

Confira a reunião completa no vídeo:

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