Acordo entre Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAPE-DF) e Frente Parlamentar do Jardim Botânico, com apoio do MCJB e CONSEG-JB, busca reduzir impactos no trânsito da região com mudanças na logística de transporte de internos da Papuda
O transporte de presos pelo Complexo Penitenciário da Papuda, com escoltas, batedores e helicópteros, sempre foi motivo de transtorno para quem utiliza diariamente as vias da Região Administrativa do Jardim Botânico, especialmente nos horários de pico. Agora, esse cenário começa a mudar.
Após anos de reivindicações da comunidade e de ações institucionais do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) e do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico (CONSEG-JB) (relembre aqui), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAPE-DF) anunciou, por meio de ofício, que orientará as unidades prisionais e a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais a evitarem, sempre que possível, o transporte de presos entre 6h30 e 8h30 – período crítico de congestionamentos na DF-001, especialmente entre o entroncamento com a DF-463 e a Ponte JK.
A medida atende à solicitação feita oficialmente pela Frente Parlamentar do Jardim Botânico (FPJB), presidida pelo deputado distrital João Cardoso, em articulação com as lideranças comunitárias. No Ofício nº 357/2025 (confira aqui), o parlamentar destaca que o transporte de presos em horário de pico “dificulta o trânsito e consequentemente torna ainda mais lento o deslocamento naquela região”. A SEAPE respondeu positivamente em 04 de junho de 2025, por meio do Ofício nº 1767/2025 (confira aqui), reconhecendo a complexidade da agenda de escoltas, mas comprometendo-se a realizar ajustes logísticos para minimizar os impactos à mobilidade urbana.
A atuação institucional do MCJB e do CONSEG-JB nesta pauta não é recente. Em 25 de setembro de 2024, o presidente do CONSEG-JB, Livino Silva Neto, e lideranças do MCJB enviaram à SEAPE o Ofício Comunitário nº 271/2024 (confira aqui), solicitando formalmente a suspensão dos transportes durante os horários de pico, especialmente os relacionados a saidões e transferências com margem de manobra operacional. O documento destacou que a DF-001 é o único acesso ao Plano Piloto para cerca de 200 mil pessoas que vivem nas regiões do Jardim Botânico e São Sebastião e que o fechamento das vias durante as escoltas gera não apenas engarrafamentos severos, mas também risco potencial à segurança pública.
A partir de agora, com a orientação oficial emitida pela Coordenação do Sistema Prisional, espera-se que o já combalido fluxo de veículos na região leste do Distrito Federal não seja mais afetado pelo transporte de presos. A medida é uma vitória para a comunidade e um exemplo de como a articulação entre entidades comunitárias, conselhos e representações parlamentares pode gerar avanços concretos em políticas públicas locais.
📌 Saiba mais sobre essa conquista, acesse o conteúdo completo:
👉 Editorial “Aprisionados no Trânsito”
👉 Primeira Reunião do CONSEG-JB em 2025