Trânsito da DF-001 será poupado em horários de pico com nova regra para transporte de presos

Governador Ibaneis Rocha anuncia construção de duas novas pontes no Lago Sul
junho 13, 2025
Festival de Artes Marciais do Cerrado reúne atletas e celebra sustentabilidade no Jardim Botânico
junho 25, 2025

Trânsito da DF-001 será poupado em horários de pico com nova regra para transporte de presos

Jardim Botânico, 23 de junho de 2025
Por Redação MCJB

Acordo entre Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAPE-DF) e Frente Parlamentar do Jardim Botânico, com apoio do MCJB e CONSEG-JB, busca reduzir impactos no trânsito da região com mudanças na logística de transporte de internos da Papuda

O transporte de presos pelo Complexo Penitenciário da Papuda, com escoltas, batedores e helicópteros, sempre foi motivo de transtorno para quem utiliza diariamente as vias da Região Administrativa do Jardim Botânico, especialmente nos horários de pico. Agora, esse cenário começa a mudar.

Após anos de reivindicações da comunidade e de ações institucionais do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) e do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico (CONSEG-JB) (relembre aqui), a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAPE-DF) anunciou, por meio de ofício, que orientará as unidades prisionais e a Diretoria Penitenciária de Operações Especiais a evitarem, sempre que possível, o transporte de presos entre 6h30 e 8h30 – período crítico de congestionamentos na DF-001, especialmente entre o entroncamento com a DF-463 e a Ponte JK.

Transporte de presos na rodovia DF-001 | Foto: Arquivo MCJB

A medida atende à solicitação feita oficialmente pela Frente Parlamentar do Jardim Botânico (FPJB), presidida pelo deputado distrital João Cardoso, em articulação com as lideranças comunitárias. No Ofício nº 357/2025 (confira aqui), o parlamentar destaca que o transporte de presos em horário de pico “dificulta o trânsito e consequentemente torna ainda mais lento o deslocamento naquela região”. A SEAPE respondeu positivamente em 04 de junho de 2025, por meio do Ofício nº 1767/2025 (confira aqui), reconhecendo a complexidade da agenda de escoltas, mas comprometendo-se a realizar ajustes logísticos para minimizar os impactos à mobilidade urbana.

A atuação institucional do MCJB e do CONSEG-JB nesta pauta não é recente. Em 25 de setembro de 2024, o presidente do CONSEG-JB, Livino Silva Neto, e lideranças do MCJB enviaram à SEAPE o Ofício Comunitário nº 271/2024 (confira aqui), solicitando formalmente a suspensão dos transportes durante os horários de pico, especialmente os relacionados a saidões e transferências com margem de manobra operacional. O documento destacou que a DF-001 é o único acesso ao Plano Piloto para cerca de 200 mil pessoas que vivem nas regiões do Jardim Botânico e São Sebastião e que o fechamento das vias durante as escoltas gera não apenas engarrafamentos severos, mas também risco potencial à segurança pública.

A partir de agora, com a orientação oficial emitida pela Coordenação do Sistema Prisional, espera-se que o já combalido fluxo de veículos na região leste do Distrito Federal não seja mais afetado pelo transporte de presos. A medida é uma vitória para a comunidade e um exemplo de como a articulação entre entidades comunitárias, conselhos e representações parlamentares pode gerar avanços concretos em políticas públicas locais.

📌 Saiba mais sobre essa conquista, acesse o conteúdo completo:
👉 Editorial “Aprisionados no Trânsito”
👉 Primeira Reunião do CONSEG-JB em 2025

 

 

CONTATO MCJB
Quer ficar por dentro de tudo o que acontece no Jardim Botânico? Entre no nosso grupo de notícias do whatsapp
➡️
 Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário