Terminal Rodoviário do Jardim Botânico será licitado até o fim de 2025, anuncia governador

Editorial | Pressão 12 por 8: alívio na mobilidade e oportunidade de futuro sustentável
setembro 24, 2025

Terminal Rodoviário do Jardim Botânico será licitado até o fim de 2025, anuncia governador

Jardim Botânico, 25 de setembro de 2025
por Redação MCJB

Anúncio ocorre após pressão da comunidade por suspensão de contra faixa exclusiva de ônibus na região.

O Governo do Distrito Federal (GDF) confirmou que vai lançar até o final de 2025 a licitação para construção do Terminal Rodoviário do Jardim Botânico. O anúncio foi feito pelo governador Ibaneis Rocha na última terça-feira (23), durante a solenidade de assinatura da Ordem de Serviço da Rodoviária da Cidade Estrutural.

A iniciativa atende a uma das mais antigas e urgentes demandas da população do Jardim Botânico, que hoje ultrapassa 80 mil habitantes. A região é a quinta maior do DF em extensão territorial e uma das que mais cresce populacionalmente, mas ainda não conta com um terminal próprio de ônibus.

O Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) tem liderado, desde 2015, a mobilização pela implantação do terminal. A conquista de uma área no Jardins Mangueiral, aliada à atuação intensa junto ao poder público, permitiu avanços no planejamento e nas exigências técnicas para o projeto. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (SEMOB) já confirmou que o terminal contará com oito baias para embarque e desembarque e com infraestrutura para micro-ônibus, as “zebrinhas”, que farão a integração entre bairros da região.

Faixa exclusiva de ônibus que foi suspensa pelo GDF no dia 22/09

O anúncio ocorre dias após pressão da comunidade pela suspensão da implementação da faixa exclusiva de ônibus entre os dias 18 e 22 de setembro entre São Sebastião e o Jardim Botânico. A decisão da Secretaria de Mobilidade (SEMOB), atendendo integralmente à solicitação do MCJB e da Frente Parlamentar do Jardim Botânico, é atribuída à pressão popular e ao diálogo com lideranças locais. Segundo a própria Semob, a faixa permanecerá suspensa até a conclusão de estudos técnicos aprofundados sobre o transporte coletivo na região.

A realidade do transporte no Jardim Botânico é marcada por superlotação, poucas linhas exclusivas e tarifas elevadas. Atualmente, apenas 13,8% dos moradores usam ônibus para ir ao trabalho, segundo o PDAD 2024. Entre os que utilizam o transporte público, 72,2% relatam superlotação nos horários de pico, escassez de linhas e irregularidade de horários.

Pesquisa realizada pelo MCJB em 2024, sobre Mobilidade Urbana no Jardim Botânico – Clique aqui para ter acesso a pesquisa completa

Com a implantação do terminal, espera-se não apenas maior conforto, segurança e integração entre linhas, mas também possível redução da tarifa, hoje em R$5,50. Estudos apontam que, com trajetos otimizados, a tarifa poderia cair para R$3,80 ou até R$2,70, o que representaria alívio no orçamento das famílias.

A obra é considerada estratégica não apenas para a mobilidade, mas para o desenvolvimento urbano e social da região.

Leia mais sobre o histórico dessa luta aqui | Veja a conquista da área para a obra | Conheça a pesquisa comunitária sobre transporte no JB

 

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