Síndicos do JB se reúnem para organizar ações comunitárias para o ano de 2024

Jardim Botânico terá bloco de carnaval oficial
fevereiro 1, 2024
Em meio a denúncias de paralisação, DER garante entrega do viaduto do Jardim Botânico em 5 meses
fevereiro 15, 2024

Síndicos do JB se reúnem para organizar ações comunitárias para o ano de 2024

Síndicos e líderes de instituições associadas ao MCJB participaram de uma reunião comunitária para debater pautas importantes para o Jardim Botânico.

Por Redação MCJB – 08/02/2024 

Aconteceu, nesta terça (06/02), no Centro de Práticas Sustentáveis do Jardins Mangueiral, a primeira reunião comunitária do ano de 2024. Estavam presentes síndicos e lideranças de condomínios e instituições associados ao Movimento Comunitário do Jardim Botânico. Na pauta do encontro constavam: demandas referentes à prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica pela Neoenergia; mobilização da comunidade contra a Dengue; análise da prestação da coleta de lixo pelo SLU; criação do Conselho Comunitário de Planejamento; e ações comunitárias para o ano de 2024, ocasião que o JB fará 20 anos. 

Quanto a prestação de serviços de fornecimento de energia elétrica pela Neoenergia,  os síndicos relataram uma melhora significativa, principalmente após as ações de cobrança do MCJB e da inauguração da subestação do Mangueiral em novembro do ano passado (relembre aqui “nota de repúdio do MCJB” e reunião de alinhamento feita com representantes da Neoenergia). Entretanto, algumas reclamações continuam, como a sujeira deixada nos condomínios pela Neoenergia após o serviço de podas nas árvores para impedir interferência na rede elétrica; inconstâncias de fase;  falta de substituição de equipamentos sucateados; e, em algumas regiões, como no Condomínio Ouro Vermelho II, a continuidade das quedas constantes de energia. 

Em relação à dengue no JB, os síndicos se mostraram alarmados com o aumento de casos e compartilharam ações individuais de prevenção como o envio de comunicados e campanhas internas, eliminação de focos de proliferação do mosquito, campanhas de recolhimento de inservíveis, dentre outros. Foi ajustada a criação de um cartilha geral focada na conscientização da limpeza de calhas e valetas, além do comprometimento de cada condomínio no mapeamento de casas, obras e locais com possíveis focos do mosquito inacessíveis ao condomínio, para denúncia ao poder público. 

Síndicos entregaram lista de demandas comunitárias atualizadas para o Administrador do Jardim Botânico Aderivaldo Cardoso. 

Outro tema debatido foi a implementação do Conselho Comunitário de Planejamento do Jardim Botânico, previsto para iniciar em 2023, mas que caminha a passos lentos. Desde que foi fundado, o MCJB solicitou a criação deste conselho, dada a importância que a participação comunitária tem na definição das diretrizes da cidade. No ano passado a Administração Regional do Jardim Botânico chegou a publicar no Diário Oficial do DF a criação deste conselho,  mas nunca chegou a nomear os integrantes. Segundo definição dessa reunião comunitária, caso não haja interesse da AdmJB na criação deste conselho, os síndicos determinaram que o MCJB deve seguir com a implementação unilateral do Conselho, sem a participação do GDF.

Os síndicos e lideranças também debateram os problemas de recolhimento do lixo na região que, apesar de ser responsabilidade do Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal (SLU), apresenta inconstância na coleta e falhas no trajeto dos caminhões. A comunidade do Tororó reclamou que o SLU não cumpriu com a promessa de implementação da coleta seletiva no bairro em 2023. Grande parte do JB também segue sem essa coleta.

Finalizando as pautas da reunião comunitária foi lembrado aos líderes e síndicos que, em setembro deste ano, ocorrerá o aniversário de 20 anos da cidade do Jardim Botânico. A proposta é criar uma agenda institucional com o GDF para encaminhar as inaugurações e entregas das obras que estão acontecendo durante as comemorações, além de divulgar (ou iniciar) novas obras e projetos que a cidade necessita. Das prioridades definidas, destacam-se: Mobilidade (construção de terminal, novas linhas de ônibus, melhora de condições para maior fluidez do trânsito…); Segurança (urgência em possuir um batalhão policial exclusivo para amparo da cidade); e Regularização dos Condomínios (celeridade no processo e ajuste nos valores de compensação ambiental para se tornarem mais acessíveis).

Outras demandas urgentes como Parque do Mangueiral, ações de cultura e meio ambiente também constam na proposta do JB 20 anos. As propostas foram compiladas e entregues para o administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, que prometeu analisar e encaminhar todas as demandas.

 

Confira algumas imagens do momento da reunião dos sindicos e associados do MCJB e do encontro com o administrador do Jardim Botânico: 

 

Whatsapp: wa.me/movimento (61) 99433-8517

CONTATO MCJB
➡️ Entre no nosso Grupo de Notícias 📳 do Whatsapp: Portal de Notícias – MCJB

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:
Instagram
Facebook 

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

Deixe um comentário