A reunião foi articulada pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) e contou com a participação do Conselho Comunitário de Cultura do Jardim Botânico, além de lideranças da Ecofeira JB, Instituto JOMA, a Escola de Samba Unidos do Jardim Botânico (UJB), o Enlace das Arteiras, da Cooperativa Ecolimpo, da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM), entre outras instituições e lideranças culturais, comunitárias e síndicos da região.
Os participantes apresentaram um panorama das ações culturais desenvolvidas localmente, destacando a ausência de equipamentos públicos específicos para cultura e a necessidade de maior investimento institucional. Um dos pontos abordados foi a importância de aprimorar os critérios para execução de emendas parlamentares voltadas a eventos regionais. Foi citada como exemplo a celebração de uma festa de aniversário para o JB em 2024, organizada por uma Organização da Sociedade Civil (OSC) de Planaltina de Goiás, com fomento público, sem participação da comunidade artística local e com baixa adesão popular. A proposta da comunidade é garantir maior inclusão dos agentes culturais do Jardim Botânico na execução de projetos regionais financiados com recursos públicos.
O MCJB foi apresentado como um dos principais fomentadores culturais da região, promovendo, anualmente, eventos como o Carnaval do JB (em parceria com a UJB), o Arraiá do MCJB — maior festa junina local —, o JB Fest — festival gastronômico internacional realizado em setembro —, o Jantar Solidário, entre outros. Todos os eventos do MCJB são organizados com base em chamamentos públicos, priorizando artistas da região, com transparência e forte engajamento comunitário. Neste ano nenhum projeto cultural foi realizado com fomento público, os eventos foram realizados com recursos próprios e com apoio de empresas locais, obtendo excelente repercussão junto ao público.

Reunião entre instituições e lideranças culturais, comunitárias e síndicos da região do Jardim Botâncio.
Os técnicos da SECEC demonstraram sensibilidade diante das demandas apresentadas, reconheceram a carência histórica de investimentos na região e se comprometeram a analisar as propostas com atenção. “É raro ver uma comunidade cultural tão ativa e organizada. Vamos estudar com carinho as possibilidades de apoio, respeitando a legitimidade das iniciativas locais e o compromisso com a participação democrática”, afirmaram os representantes da Secretaria.
A reunião foi fruto do encaminhamento realizado durante encontro com o Secretário de Cultura no dia 24 de setembro, evidenciando o esforço contínuo da comunidade em dialogar com o poder público de forma colaborativa e estruturada.
> 📷 Confira imagens e detalhes da reunião anterior com o Secretário de Cultura: [Ver no Instagram]