O Instituto Brasília Ambiental e o Movimento Comunitário Jardim Botânico (MCJB) assinam, nesta sexta-feira (1º), a prorrogação, por mais três anos, da parceria que viabiliza a gestão conjunta do Centro de Práticas Sustentáveis (CPS), localizado no Jardim Mangueiral. A solenidade de assinatura, com início às 8h30, será no próprio CPS. Em 2024, a parceria completa três anos, e é considerado um case de sucesso pelos gestores tanto do Instituto como do Movimento.
Por ASCOM do Brasília Ambiental (IBRAM) – 28/02/2024.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destaca que a parceria proporciona o fortalecimento da educação ambiental à comunidade. “Confio cegamente que a educação é sempre o melhor caminho para o sucesso, e no meio ambiente não tem como ser diferente. A parceria com o MCJB só fortalece nossa estrutura de educação ambiental e agrega para que possamos crescer. Estamos orgulhosos de poder dar continuidade ao excelente trabalho que está sendo feito”.
A Unidade de Educação Ambiental (Educ) do Instituto, responsável pela coordenação da parceria no órgão ambiental, reforça que a renovação vem com uma novidade muito positiva para a comunidade: a maior parte dos cursos e atividades oferecidas no CPS será gratuita.
A presidente do MCJB, Rose Marques, reforça as palavras de Nemer e ressalta o apoio do órgão ambiental à comunidade local. “A renovação da parceria entre o Instituto e a comunidade do Jardim Botânico, representada pelo MCJB, demonstra o comprometimento dos moradores locais com questões ambientais e sociais. O apoio do da autarquia para a execução de projetos importantes reflete sua abertura e engajamento com nossa comunidade”.
O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer e a presidente do MCJB, Rose Marques na abertura solene do projeto Oikos Cultural que ocorre no CPS do Brasília Ambiental.
Rose Marques agradeceu ao Instituto a continuidade do trabalho conjunto, e garantiu que o MCJB não medirá esforços para desenvolver e implementar grandes projetos ambientais em benefício da comunidade.
Ações – Entre as realizações de 2023, frutos da parceria, a Educ destaca os projetos: Viveiro de Plantas Medicinais, que distribuiu mais de cinco mil mudas para a comunidade; Oikos – Horta e Cozinha Natural, que contou com a realização de cursos e oficinas educativas, entre eles “Como Criar uma Horta Orgânica em Casa”; Esporte Sustentável, oferece à comunidade atividades como Capoeira, Ballet, Muay Thai, Jiu Jitsu, Karatê, Krav-Maga, Ginástica Rítmica, Kung Fu, Judô, Tai Chi Chuan, Yoga, entre outras, mobilizando mais de 300 pessoas dentro do CPS; Ecowork, projeto que tem o objetivo de ser um espaço colaborativo e sustentável no Jardim Botânico, proporcionando à comunidade um ambiente compartilhado para criar, planejar e organizar projetos, ações e atividades com o foco no desenvolvimento sustentável.
Mas não para por aí. São destacados também projetos como a Ecofeira, que é uma feira sustentável e itinerante, quando necessário, na qual são comercializados produtos como bazar, itens para o lar, biscoitos e doces, artesanato, entre outros, todos com foco na sustentabilidade e no empreendedorismo local. E ainda o Ecoponto, ação considerada de grande valor para os profissionais que ganham a vida e sustentam suas famílias com a coleta e venda de materiais recicláveis. Também ganha destaque, entre outros projetos, a Biblioteca Oikos e o Café Oikos, ambos proporcionam, a quem tenha interesse, material para leitura, pesquisa e estudo ao ar livre, sem burocracia, enquanto se desfruta de um bom café.