Quando o Esporte se torna aliado ao desenvolvimento sustentável

Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios chega ao JB
agosto 18, 2021
Muda pela quarta vez o Administrador Regional. O que é o JB para o governo do DF?
agosto 30, 2021

Quando o Esporte se torna aliado ao desenvolvimento sustentável

Ballet, Kung Fu, Tai Chi Chuan, Capoeira, Jiu Jitsu, Judô, dentre muitos outros. O CPS vira opção de esporte sustentável para toda comunidade.

O CPS – Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico é sede de mais um importante projeto, o Esporte Sustentável. O programa idealizado pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico tem como objetivo promover, por meio da prática de atividades esportivas, o cuidado com a saúde física e mental. As opções incluem aulas de luta, meditação e dança, em diversos cursos e modalidades. Podem participar interessados de todas as idades.  

Para a criançada, os destaques na dança são o ballet, o Jazz Dance e o Judô. Já nos esportes de luta, pode-se encontrar Kung Fu, Jiu Jitsu, Judô, Muay Thai e capoeira. Para adultos, além de todas as lutas citadas, ainda tem o Tai Chi Chuan, indicado como um dos melhores esportes para a comunidade da 3º idade.

O programa foi alinhado de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), um importante planejamento que os líderes mundiais fizeram durante a Cúpula das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Ele integra os três principais aspectos: social, econômico e ambiental. “Começando pelo nome escolhido para o nosso projeto, Esporte Sustentável, nossa principal meta é garantir redução nos impactos ambientais e o esporte também tem esta finalidade, principalmente na qualidade de vida das pessoas com a melhora da saúde“, pontuou a presidente do MCJB, Maria Luiza Valle. 

Baseado no ODS nº3, o programa Esporte Sustentável foi consolidado para promover a qualidade, com o intuito de aumentar a expectativa de vida para todas as pessoas. São projetos continuados de esporte e dança que, além de reduzir o sedentarismo e a obesidade da comunidade, trazem esclarecimentos acerca dos benefícios de se manter a mente saudável, priorizando o bem-estar psicológico. 

E é também por meio do esporte e dança que o projeto visa “Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”, segundo o ODS nº 5. “São dois elementos que impulsionam o empoderamento feminino, promovendo a erradicação de todas as formas de violência contra as mulheres.  Por meio de lutas, a mulher consegue aprimorar a autodefesa, queremos  garantir a elas os mesmos incentivos e oportunidades que meninos e homens têm.”, ressalta a presidente do MCJB. Um dos cursos oferecidos é o de Defesa Pessoal feminina, que será ministrado pelo professor Eduardo, do instituto EWO,  morador do Jardins Mangueiral.

O Esporte Sustentável também se encaixa na ODS nº10, contribuindo para a redução de desigualdades sustentáveis, uma vez que as atividades promovidas no projeto tem uma cota social para que pessoas de baixa renda ou em estado de vulnerabilidade social e econômica possam ter acesso gratuito a ele. 

Confira as opções oferecidas para a comunidade. Clique no e-folder para mais informações e matrículas.

PROJETO ESPORTE SUSTENTÁVEL

Deixe um comentário