MCJB se reuniu com DER para tratar de soluções viárias

Comunidade JB e 21º BPMDF impedem duas tentativas de grilagem
abril 15, 2022
Governador Ibaneis Rocha assina ordens de serviço para obras no Jardim Botânico
maio 14, 2022

MCJB se reuniu com DER para tratar de soluções viárias

Em reunião com o Departamento de Estradas e Rodagem do Distrito Federal (DER), na quarta-feira (13), o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) trouxe a necessidade de soluções viárias consideradas urgentes para a melhoria do trânsito do bairro e para garantir a segurança de motoristas e pedestres. 

Por Ana Comarú – Publicado em 19/04/2022

Segundo os diretores presentes, a região e comunidades próximas vem sofrendo com a falta de fluidez no trânsito, o que revela a necessidade de intervenções que controlem os transtornos causados, principalmente nas horas de pico.

O Movimento ressaltou que a obra do viaduto não será suficiente se, paralelamente, não forem realizadas intervenções na DF- 001 (do balão do Jardins Mangueiral até o balão da antiga Esaf), um dos trechos mais problemáticos da região. Algumas soluções foram propostas pela direção do MCJB, dentre elas a criação de uma faixa de contrafluxo durante os horários de pico, faixas de recuo, balões, galerias subterrâneas entre outras medidas. Todas serão analisadas pelos técnicos do DER em visita in loco nessa próxima semana.  

Importantes obras que já estão acontecendo, como a duplicação da DF-001 na altura do condomínio Ville de Montagne e a duplicação da DF – 140 no Tororó, também foram lembradas durante o encontro. O Movimento agradeceu ao diretor do DER, Fauzi Nacfur, pelo atendimento a estas duas antigas solicitações da comunidade.

O encontro contou com a participação de representantes da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM), Associação de Empreendedores do Tororó (AETOR) e do Administrador Regional do Jardim Botânico, Janio Rodrigues

Segurança nas vias

Medidas para garantir a segurança dos motoristas e pedestres também foram pontuadas durante a reunião. Dentre elas, a implantação de uma passarela para travessia das pessoas, o que atualmente é um dos grandes problemas enfrentados pelos moradores e trabalhadores da região. A DF-463, estrada que liga o Jardim Botânico a São Sebastião,  precisa de recapeamento urgente, pois já se tornou um perigo para quem trafega no local. A promessa foi feita ano passado pelo DER, porém, segundo o diretor, a licitação para contratação da empresa que realizará o serviço está travada.  Ele espera que seja reaberta ainda este mês.

Deixe um comentário