MCJB e Nova Acrópole realizam palestra para refugiados, sobre adaptação à cultura brasileira

Jardim Botânico de Brasília celebra 35 anos!
março 3, 2020
Fábrica Social dá início à produção de uniformes
março 9, 2020

MCJB e Nova Acrópole realizam palestra para refugiados, sobre adaptação à cultura brasileira

Um dos objetivos da palestra realizada para os refugiados Venezuelanos e Cubanos é auxiliá-los no processo de adaptação a um novo país e a uma cultura diferente. 

O encontro foi realizado em São Sebastião e reuniu aproximadamente 50 pessoas, entre as centenas de refugiados que estão abrigados na região. Vários voluntários da Nova Acrópole do Lago Sul participaram do evento, interagindo com os refugiados nas dinâmicas propostas pela palestrante Melissa Andrade. 

Sabemos que a fase de adaptação a um novo país e cultura podem ser um momento difícil. Por isso nos reunimos para conversar e partilhar visões e costumes diferentes a fim de auxiliar quem está chegando”, afirmou Melissa, que é professora de filosofia na Nova Acrópole do Lago Sul. 

Os temas abordados durante o evento realizado no sábado (08/02) foram: Fases de adaptação cultural; Posturas e relações humanas no ambiente de  trabalho. Após a palestra foram realizadas dinâmicas e um workshop com espaço para debate entre os refugiados. 

Sonhar é preciso!

Uma das dinâmicas desenvolvida pela equipe da Nova Acrópole, foi um exercício de criatividade. “Como você se imagina daqui a 10 anos?” foi a pergunta feita aos participantes, que foram convidados a pensar e projetar no futuro que pretendem ter no novo país. 

Foi um experiência muito gratificante. Somos todos seres humanos, independente da cultura. O que procuramos fazer foi trazer um pouco de imaginação, esperança e auxílio para que eles possam se adaptar melhor a esse novo contexto. São todos muito guerreiros e fortes por terem saído de seus países em busca de uma vida diferente”, conclui  Melissa Andrade. 

De acordo com Yfter Rodríguez,  um dos coordenadores do Projeto SOS Venezuelanos, do MCJB, a palestra foi muito interessante e benéfica para a comunidade de refugiados. “Com as palestras podemos nos adaptar melhor ao país, o que facilita a entrada no mercado de trabalho”, explicou o refugiado que é cubano e casado com uma venezuelana. 

Para Robert Rodriguez, refugiado venezuelano, a palestra facilita a inserção no país e a sua cultura. “Acredito que precisamos de mais informações, educativas e legais, como esta que  tivemos neste encontro para o povo Venezuelano”, avaliou. 

A Nova Acrópole possui um canal no youtube onde disponibiliza diversas aulas de filosofia e palestras! Confira: https://www.youtube.com/channel/UCAMO_xP86YB4FSHD1Mi_GpA

Deixe um comentário