MCJB apresenta preocupações da comunidade à Secretaria de Mobilidade

Jardim Botânico terá ponto de vacinação “Drive-Thru” contra a COVID-19
fevereiro 1, 2021
Termo de Referência para contratação de produtos necessários ao Processo de Reurb do Residencial Quintas do Sol
fevereiro 8, 2021

MCJB apresenta preocupações da comunidade à Secretaria de Mobilidade

O Jardim Botânico está na mira do eixo de crescimento do DF. Diante da quantidade de projetos e empreendimentos previstos para a região, a comunidade está preocupada com o aumento do fluxo de carros, sem a previsão de ações mitigadoras e corretivas necessárias. 

Por Ana Comarú – 01/02/2021

Anunciada em audiência pública no final de 2020, uma das demandas mais antigas para melhoria da já sofrível situação viária da região, a obra de duplicação da DF-001 prevê novos acessos ao Jardim Botânico, mas, na contramão, cria novos gargalos no fluxo de trânsito (confira aqui). Além deste problema no projeto proposto pela Secretaria de Transporte e Mobilidade, outros diversos foram apontados por moradores da região, o que motivou a reunião solicitada pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) à SEMOB

O objetivo desta reunião, não é atacar a lisura do projeto, mas sim buscar uma solução que viabilize a sua execução sem gerar problemas para nossa comunidade”, afirma Maria Luiza Vale, presidente do MCJB. Durante o encontro realizado na quarta (27/01), o Movimento apresentou as preocupações da comunidade e as consequências causadas pela implementação do projeto proposto. Entre os problemas apontados, estão: 

  • Falta de Estudo de Impacto de Trânsito na região do Jardim Botânico.
  • Aumento do fluxo de veículos na região do Jardim Botânico e na Ponte JK, gerado pela obra, em especial nos horários de pico, sentido Paranoá – Plano Piloto.
  • Possíveis danos ambientais e sociais devido a mais um empreendimento imobiliário agregado ao projeto, em área de proteção ambiental na bacia do São Bartolomeu, região rica em nascentes e vegetação nativa. 

A apresentação feita pelo MCJB trouxe a promessa por parte da Secretaria, de realizar adequações ao projeto, de forma que nenhuma das partes seja prejudicada. Estavam presentes: Bruna Pinheiro de Melo (SEMOB); Henrique Oliveira Mendes, Subsecretário de Parcerias e Concessões – AESP (SEMOB); Luiz Felipe Cardoso de Carvalho, Secretário Executivo (SEMOB). E a Diretoria do MCJB: Livino Silva, Secretário e Maria Luiza Vale, Presidente.

 

Deixe um comentário