Furtos e invasões voltam a assustar moradores da Estrada do Sol

Condomínio Verde recebe Licença de Instalação durante solenidade
novembro 12, 2019
Decreto Distrital 40.254/2019 viabiliza regularização fundiária e JB festeja!
novembro 14, 2019

Furtos e invasões voltam a assustar moradores da Estrada do Sol

Sequência de invasões e furtos ocorreram em condomínios na Estrada do Sol. O último aconteceu no domingo (03/11). A polícia foi acionada pelo 190 mas só chegou ao local uma hora depois. 

O aumento dos índices de furtos e invasões a residências nos condomínios situados ao longo da Estrada do Sol tem assustado os moradores. Segundo relatos feitos em grupos do aplicativo whatsapp, e também por comunicado da administração de um dos condomínios envolvidos, na noite de domingo (03/11) um morador foi surpreendido com a invasão de sua residência. 

Houve luta corporal e, com os gritos, os vizinhos acionaram a polícia. O bandido já havia fugido do local quando a polícia chegou, apenas uma hora depois do chamado. Infelizmente, o condomínio não possui sistema de câmeras de monitoramento para facilitar a busca pelo invasor. 

Não adianta uniforme novo sem policiais para vesti-los

Livino Silva Neto é síndico do condomínio Privê Morada Sul, etapa A, do Altiplano Leste, e atual presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico (CONSEG-JB). Há 15 anos morando na região, observou o crescimento dos índices de criminalidade. Observo que, nas proximidades do condomínio, reúnem-se grupos de jovens de comunidades vizinhas. Alguns para praticar esportes, outros, para fazerem uso de drogas. Deste último grupo saem aqueles que cometem pequenos furtos. Nós precisamos do aumento do efetivo do 21º Batalhão da PM de São Sebastião, que  cobre o Altiplano Leste, o Jardim Botânico, São Sebastião, Mangueiral e Tororó. Ou, a criação de um batalhão próprio para a RA do Jardim Botânico. Não adianta ter uniforme novo e não ter policiais para preenchê-los”,  afirma Livino. 

O equipamento de segurança,  também conhecido como ‘botão de pânico’,  foi adquirido por diversos condomínios em 2017 com menor custo, por meio do convênio firmado entre o MCJB, empresas de segurança e o 21º Batalhão de Polícia Militar. Houve orientações e treinamento para o uso correto do SMAPI (Relembre aqui), mas apenas poucos condomínios aderiram ao convênio. Novas negociações estão em curso e visam dar a oportunidade para que todos os condomínios façam parte dessa rede proteção. A renovação da pareceria ocorrerá nesta quinta (14/11), durante o 1º Jantar Beneficente do MCJB, em prol do projeto SOS Venezuelanos. Se o seu condomínio não participa do SMAPI e das ações de segurança do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, basta enviar um e-mail para contato@mcjb.org.br solicitando adesão ao projeto.

Reunião do CONSEG-JB de novembro

Participe das reuniões do Conselho Comunitário de Segurança e seja parte atuante da melhora na segurança do bairro e região.

 

Deixe um comentário