Condomínio Verde recebe Licença de Instalação durante solenidade

Inscrições abertas: Programa Pequenos Reparos
novembro 11, 2019
Furtos e invasões voltam a assustar moradores da Estrada do Sol
novembro 13, 2019

Condomínio Verde recebe Licença de Instalação durante solenidade

Após duas décadas de luta, o Condomínio Verde chega a um passo da regularização completa. A segunda das três licenças é entregue formalmente pelo Presidente do IBRAM à diretora da Cooperativa do Projeto Condomínio Verde, em solenidade ocorrida na sede do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, ontem, 11 de novembro. 

A solenidade, em tom de festa, contou com a presença de Edson Duarte, Presidente do Instituto Brasília Ambiental (IBRAM), Severino Cajazeiras, Secretário de Atendimento à Comunidade, Rose Marques, Presidente do MCJB, Flávio Santos, Coordenador da Comissão de Regularização do Movimento. E o  protagonista da festa: o Condomínio Verde, representado por sua Diretora, Maria Luiza do Valle. 

Edson Duarte Presidente do Instituto Brasília Ambiental

O Presidente do IBRAM, no momento da entrega da LI, pediu desculpas à comunidade pelos 21 anos de atraso na outorga da licença. “Como ente público, aqui na entrega da LI, pedimos desculpas pelos 21 anos…”. A superação da demora do Estado em cumprir com esse serviço à comunidade, para Edson Duarte, é o grande desafio do órgão. O ponto alto de seu discurso foi a solicitação ao Secretário Cajazeiras para que iniciasse gestões no sentido de permitir o acesso dos condomínios de terras particulares ao financiamento de obras de infraestrutura, normalmente muito caras, mas obrigatórias e determinadas pela LI.   

Após o ato solene da entrega da LI, Maria Luiza Fonseca do Valle, Diretora da Cooperativa do Projeto Condomínio Verde, comemorou agradecendo o trabalho dos administradores anteriores que fizeram acontecer esse momento que, por destino, coube a ela o recebimento da tão sonhada LI. Também agradeceu o empenho da Comissão de Regularização do condomínio, que atua desde 2013, cujo trabalho foi o de conhecer os trâmites do processo de regularização, acompanhar, solicitar, fiscalizar e, principalmente, servir de elo entre as diversas administrações e com a comissão de regularização do Movimento Comunitário do Jardim Botânico, cujo empenho e ação foram cruciais para a obtenção da Licença de Instalação do Verde. 

Síndica do Condomínio Verde, Maria Luiza Valle

Esse aspecto do trabalho conjunto pela regularização também foi destacado por Rose Marques, Presidente do MCJB. Rose ressaltou o envolvimento de vários agentes, tanto da comunidade como do governo: “Nós nos organizamos há 4 anos para entender um processo que pode durar, e efetivamente durou, 20 anos, com uma posição proativa de buscar soluções. Não é preciso que outros condomínios demorem anos para regularizar. A Comissão de Regularização do MCJB está aqui para ajudar. E é assim que as coisas funcionam. Uns ajudando os outros. O Movimento e sua comissão de regularização passaram a atuar como pontes de soluções, criando-se parcerias entre técnicos dos órgãos e os condomínios. E funcionou. A LI do Verde é uma prova disso.”. 

Flávio Santos, Coordenador da Comissão de Regularização, considera o Condomínio Verde um modelo. “Fico muito feliz por ver um dos condomínios pioneiros do longo processo de regularização chegando à sua LI que é a etapa mais complicada, demorada e que exige mais estudos. É uma vitória muito grande para vocês”. Flávio também destacou o trabalho conjunto representado pela Comissão de Regularização do Movimento. “É um espaço de diálogo entre a comunidade e o Governo”, concluiu.  

Ao final da cerimônia de entrega da Licença de Instalação do Condomínio Verde, foi entregue os Certificados aos Líderes Comunitários.  

 

2 Comentários

  1. ANTONIO ferreira de campos torres neto disse:

    Parabéns a todos os diretores que se empenharam e se empenham no trabalho árduo de regularizar o Condomínio.

  2. Rubens Aragão Passos disse:

    Parabéns a todos que se empenharam para toda essa realização, em especial para nossa guerreira Diretora “Malu” que com sua inteligência e luta conseguiu nossa “LI”. Obrigado Maria Luiza, você realmente mostrou sua competência!

Deixe um comentário