Escolas no Jardins Mangueiral estão com obras avançadas

O que foi atendido pelo DER, das soluções para o trânsito enviadas pelo MCJB?
março 27, 2023
Nova gestão do MCJB prevê trabalho voltado para sustentabilidade da região
abril 4, 2023

Escolas no Jardins Mangueiral estão com obras avançadas

A promessa é que ainda este ano pelo menos dois centros de ensino entrem em funcionamento com previsão inicial de ensino médio e fundamental.

Por Patrícia Gusmão (Jornalista Voluntária do MCJB) – 01/04/2023

 

Construção do Centro Educacional Mangueiral (ensino médio), em frente ao QC 4.

Um dos canteiros de obras está com metade da da execução pronta, podendo se avistar o segundo andar; a outra obra está em fase inicial. Mas a estimativa para finalização dos empreendimentos ainda é para 2023.

O Centro Educacional (CED) Jardins Mangueiral (ensino médio) terá 18 salas e capacidade para 1.320 estudantes e o Centro de Ensino Fundamental Mangueiral terá 20 salas e capacidade para 1.400 estudantes. A previsão oficial de funcionamento das duas escolas é no segundo semestre de 2024.

São 11 anos esperando esse equipamento público, ano passado (2022) a gente teve a presença do presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente, além do Secretário de Educação da época, e foi prometido que este ano nossas escolas seriam iniciadas. A previsão inicial é que sejam duas escolas e uma creche. E de fato as obras das escolas estão em andamento”, explicou o presidente da Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM), Antônio de Pádua. 

Apesar de contar com opções de escolas particulares, o Jardim Botânico  só tem uma escola pública, a Escola Classe Jardim Botânico – Ensino Fundamental 1 – do 1º ao 5º ano que, entretanto,  não supre a necessidade do bairro. “Estou gostando muito da escola que meus filhos estão, mas se a escola pública for boa meus meninos vão para a pública. É muito pesado pagar para duas crianças em escola particular. O material é absurdamente caro”, explicou Keice Cristina, vendedora de bolos e moradora do Mangueiral que matriculou dois filhos numa escola particular devido a falta de escolas públicas de qualidade no bairro.

Construção do Centro Educacional Mangueiral (ensino médio), em frente ao QC 4.

O Centro Educacional Mangueiral (ensino médio) está localizado em frente ao QC 4 e o Centro de Ensino Fundamental Mangueiral em frente ao posto de gasolina. Ambas as escolas devem facilitar a vida dos pais que se deslocam para regiões vizinhas em busca de educação para seus filhos. Facilitar a mobilidade dos moradores da localidade impacta positivamente a mobilidade de toda a região pois retira esses pais do trânsito cada vez mais caótico. “A comunidade tem esperado com ansiedade o funcionamento dessas escolas, porque essa questão do deslocamento no Mangueiral está cada dia mais difícil principalmente para as crianças. Por isso, vai facilitar bastante o ensino mais perto de casa”, disse o presidente da AAJM.

Apesar de estar no projeto básico do bairro do Jardins Mangueiral, as associações de moradores do Mangueiral e o MCJB foram fundamentais para que essas obras se iniciassem. A nova presidente do MCJB, Rose Yani, explica que a cobrança de concretização desse projeto já vem de anos. “É uma demanda antiga e importante de nossa comunidade. Vamos acompanhar de perto essa obra, temos um sonho de que nossa cidade tenha equipamentos públicos. Infelizmente somos a cidade do DF mais carente de serviços públicos, mesmo sendo a 5ª maior em tamanho e uma das maiores pagadoras de impostos“, disse.

Construção do Centro Educacional Mangueiral (ensino médio), em frente ao QC 4.

Procurada pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico, a secretária de Educação, professora Hélvia Paranaguá, não pôde atender o MCJB. Sabe-se, entretanto, que o  projeto do CED Mangueiral prevê um auditório, uma sala de música, um grêmio estudantil, uma biblioteca, uma sala de artes plásticas, uma sala multiuso e outra multimídia. A estrutura terá ainda salas de apoio pedagógico, uma cozinha industrial com refeitório, vestiários e sanitários, salas administrativas, um pátio coberto e laboratórios. Não foram passadas as informações da estrutura do Centro de Ensino Fundamental.

 

 

 

 

Quer ficar por dentro e receber as nossas notícias?
➡️ Entre no nosso Grupo de Notícias 📳 do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/COJDJLhJIjGJJX3VFjtYXs

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:👇
https://www.instagram.com/movimentojb/
https://pt-br.facebook.com/movimentojb/

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

 

Deixe um comentário