A votação ocorreu na terça-feira (23/11) e anulou o veto ao PL 983/2020 que prevê a criação do parque ecológico do Jardins Mangueiral. Ao invés do parque, o GDF pretendia criar um novo bairro habitacional no local.
Por Ana Comarú – 24/11/2021
A comunidade do Jardim Botânico e Mangueiral comemorou a derrubada do veto instituído pelo Governador Ibaneis Rocha ao PL 983/20, de autoria do Deputado Distrital João Cardoso (Avante). A criação do Parque do Mangueiral é uma demanda das Associações dos Amigos do Jardins Mangueiral (AAJM) e dos Moradores do Mangueiral (AMOR-JM).
O objetivo da criação do parque é garantir áreas destinadas à conservação ambiental, pesquisa e turismo. A segurança, mobilidade e a preservação dos recursos hídricos na região foram fatores que mobilizaram os moradores junto ao Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) para solicitar apoio à derrubada do veto à criação do Parque Mangueiral. (Relembre aqui e aqui).
O intuito do GDF com o veto ao projeto era criar mais um bairro habitacional, próximo ao presídio da Papuda. Desde 2014 lideranças comunitárias do Jardins Mangueiral se mobilizam para frear a construção de novas moradias no corredor ecológico entre o Mangueiral e a Papuda. (Relembre aqui)
Assista à transmissão da Sessão Ordinária de 23/11/2021