Cerimônia marcou os 29 anos do 17º GBM com homenagem à tropa, entrega de equipamentos e agradecimento à comunidade pelo apoio à revitalização da pintura da fachada do quartel.
O 17º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM) do Distrito Federal, localizado no bairro Residencial Oeste de São Sebastião, foi palco de uma cerimônia especial na manhã do último sábado (26/07/2025), em comemoração aos 29 anos da corporação e à entrega da revitalização da pintura de sua fachada. O evento reuniu autoridades civis e militares, lideranças comunitárias e representantes de condomínios do Jardim Botânico, que contribuíram decisivamente para a realização da obra por meio do Fundo Comunitário de Segurança do Jardim Botânico (FCSJB).
A revitalização foi possível graças à união de esforços entre comunidade e poder público. A artista plástica Débora Pereira da Silva Santos, de 25 anos, moradora de São Sebastião, se voluntariou para criar uma nova identidade visual para o espaço, transformando a fachada em um verdadeiro mural artístico que homenageia as diferentes frentes de atuação dos bombeiros. A obra, segundo ela, retrata desde a atuação florestal até o atendimento à comunidade civil, com elementos que fazem referência direta à missão da corporação. “Cada olhar pode encontrar um novo significado na arte”, explicou Débora, que desenvolveu o projeto ao lado do designer André.
Durante a cerimônia, o comandante do 17º GBM, Major Lima, destacou a importância da parceria com a comunidade para a valorização da tropa e melhoria das condições de trabalho. “Essa revitalização representa o carinho que a população do Jardim Botânico e São Sebastião têm pelo nosso quartel. Isso impacta diretamente no moral da equipe e fortalece nosso vínculo com a sociedade que servimos”, afirmou. O comandante também ressaltou que, com os novos equipamentos adquiridos graças ao fundo, será possível realizar a manutenção de motosserras e motopodas, essenciais para o atendimento de ocorrências durante o período chuvoso.
A revitalização, iniciada em junho de 2025, foi viabilizada com recursos arrecadados pelo FCSJB, que totalizaram R$2.100,00 neste ano. O montante foi utilizado na aquisição de materiais para pintura, peças de reposição para equipamentos e no reembolso de despesas com a execução da arte. Participaram com doações os condomínios Quintas Interlagos, Solar de Brasília, Village Alvorada I, Privê Morada Sul Etapa A e Ouro Vermelho I. Os dados da movimentação financeira do fundo estão disponíveis para consulta pública no portal do Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB).

Entrega das peças de reposição para os equipamentos do 17ºGBM/São Sebastião, pelo Livino Silva (presidente do CONSEG-JB) para o Major Lima (comandante do 17º GBM) | Foto: Arquivo MCJB
Segundo Livino Silva Neto, presidente do Conselho Comunitário de Segurança do Jardim Botânico (CONSEG-JB), a cerimônia simboliza o esforço contínuo da comunidade em suprir lacunas estruturais da segurança pública na região. “Nós ainda não temos equipamentos próprios de segurança pública no Jardim Botânico. Por isso, essa parceria com o batalhão de São Sebastião é essencial. E o Fundo Comunitário é uma forma direta da população contribuir para o fortalecimento das corporações que nos atendem com excelência”, afirmou.
O administrador regional de São Sebastião, Roberto Medeiros, também esteve presente e elogiou o envolvimento da comunidade do Jardim Botânico com os serviços públicos da cidade vizinha. A presidente do CONSEG de São Sebastião, Lucilene Cordeiro, reforçou a importância de ações conjuntas entre as regiões administrativas para enfrentar os desafios comuns.

Roberto Medeiros (Administrador de São Sebastião), Bombeiros, artista (Débora Santos), Presidente do CONSEG de São Sebastião (Lucilene Cordeiro e Presidente do CONSEG JB (Livino Silva), na solenidade do aniversário de 29 anos do 17º GBM/São Sebastião | Foto: Arquivo MCJB
Criado em 2016, o Fundo Comunitário de Segurança foi originalmente mobilizado para reformar o antigo posto policial do Jardim Botânico e apoiar a Polícia Militar. Com o tempo, passou a beneficiar também o Corpo de Bombeiros. Reativado formalmente em março de 2025, o fundo hoje é coordenado pelo MCJB, em parceria com o CONSEG-JB, e recebe doações de condomínios, associações e empresários locais.
O 17º GBM é o sexto grupamento com maior número de atendimentos do Distrito Federal, mesmo com um dos menores efetivos. Além de combater incêndios e realizar resgates, os militares também atuam na remoção de árvores e galhos em áreas urbanas, especialmente durante a temporada de chuvas intensas. Com apoio da comunidade, a expectativa é de ampliar as ações de manutenção, equipar melhor o batalhão e proporcionar mais segurança para as regiões atendidas.
Faça parte desta transformação
O Fundo Comunitário de Segurança do Jardim Botânico permanece ativo e precisa da colaboração de todos. Moradores, síndicos, líderes comunitários e empresários podem contribuir para fortalecer os equipamentos públicos de segurança que atendem a região.
- PIX (CNPJ): 23.583.083/0001-94
- Débito, crédito ou boleto:https://link.mercadopago.com.br/movimentomcjb
Participe dessa corrente de solidariedade e ajude a construir uma cidade mais segura, cuidada e unida.
📸 Veja as fotos da cerimônia:
📖 Saiba mais:














