Apresentação
O convênio JB Solar faz parte das ações de sustentabilidade do MCJB, no âmbito do projeto JB Sustentável, e é o resultado da parceria firmada entre o Movimento Comunitário do Jardim Botânico, a Cooperativa de Crédito Sicoob Executivo e a empresas EcoEnerg, especializada em sistema de geração de energia solar fotovoltaica, a. A proposta é que qualquer pessoa tenha condições de produzir sua própria energia elétrica, através da aquisição a custo mais baixo de kits de geração de energia solar. O projeto também visa proporcionar condições diferenciadas de financiamento para as pessoas que não tenham condições de aquisição à vista, com juros mais baixos dos praticados no mercado e condições facilitadas. Assim, garantimos aos associados do MCJB economia nos valores dos kits solares, que ficarão, em média, 20% mais baratos do que hoje é praticado no mercado.

Por que devo participar do projeto?

A tecnologia solar permite que você produza sua própria energia elétrica, ao mesmo tempo que faz bem ao meio ambiente, bem para o seu bolso e agora está ao seu alcance. Você poderá economizar até 95% da sua conta de luz, ficará livre dos constantes reajustes e aumentos na bandeira tarifária praticados pela CEB. Está comprovado que a energia solar fotovoltaica é um dos investimentos mais rentáveis disponíveis hoje no mercado, pois gera valorização do imóvel e um rápido retorno do investimento, podendo ter de volta o valor investido em pouco mais de 4 anos, depois os créditos de energia continuam sendo gerados enquanto os painéis solares estiverem instalados, ou seja, por mais de 25 anos, no mínimo!

Os ganhos ambientais são muitos, pois a energia solar é limpa, renovável e inesgotável, os kits solares têm baixo impacto ambiental, com equipamentos de alta durabilidade podendo chegar a 50 anos de geração de energia. O sistema pode ser todo controlado de forma remota, via internet, propiciando ao usuário a visualização da economia gerada. Brasília é um local privilegiado para investimento em energia solar, por ter um dos maiores índices de insolação do Brasil.

Como funciona o processo de geração de energia elétrica?
O processo inicia-se quando os raios solares são refletidos nas células solares que se transformam em energia elétrica de corrente contínua. Posteriormente, a energia gerada é enviada para um inversor que transforma a energia de corrente contínua em energia de corrente alternada, injetando-a no quadro geral do local. A instalação dos equipamentos e o processo de geração é simples, caso o local produza mais energia que a consumida, poderá acumular créditos junta à concessionária para utilizar nas faturas futuras. Confira o vídeo abaixo para entender como funciona a instalação:

Qual o objetivo deste projeto?

Conseguir transformar o maior número de residências, condomínios e empresas do Jardim Botânico, em geradores de energia solar, limpa e renovável, para:

  • Criar estabilidade no sistema de distribuição elétrica no bairro, que atualmente é deficitário;
  • Diminuir a demanda de energia elétrica na região, em quantidade suficiente que permita o sistema de geração de energia do Brasil a descontinuar usinas termoelétricas, que são altamente poluentes;
  • Transformar o Jardim Botânico no primeiro bairro autossustentável do Brasil, até 2030.

Como participar do projeto?
Basta clicar em umas das opções abaixo e preencher um rápido formulário, fornecendo algumas informações sobre seu imóvel e o consumo mensal de energia. O formulário é enviado para a empresa Eco-Energ, que entra em contato com o solicitante.

Instituições Parceiras

0