Epidemia de dengue se agrava no Jardim Botânico

Epidemia de dengue: período da seca é o melhor para acabar com o mosquito
junho 21, 2019
Lixo Zero: Acordo de Cooperação será assinado entre MCJB e GDF
junho 24, 2019

Epidemia de dengue se agrava no Jardim Botânico

Totalizando 26 óbitos em apenas 5 meses e aproximadamente 28 mil casos notificados de Dengue, os índices alarmantes de proliferação do mosquito Aedes Aegypti podem ser muito mais graves, devido à escassez de hospitais públicos na região.

Coordenadores do MCJB, AAJM (Associação dos Amigos do Jardins Mangueiral) e membros da Administração Regional do Jardim Botânico reuniram-se com Milton Coutinho, chefe do núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde de São Sebastião e Jardim Botânico, setor que pertence a Diretoria de Vigilância Ambiental em Saúde (DIVAL),  na sexta-feira (14), para dar início a um plano conjunto voltado para a conscientização da comunidade sobre a importância de se adotar atitudes de  combate ao mosquito Aedes Aegypti, ainda no período de seca.

A situação, que já é considerada grave para o Jardim Botânico e Região Leste –  uma das mais afetadas pelo mosquito e que registra o segundo maior número de casos entre todas as regiões administrativas do DF, pode se revelar ainda mais preocupante. Com aproximadamente 5 mil casos prováveis de dengue, sendo 605,56 casos no Jardim Botânico para 100 mil habitantes e 1857,09 em São Sebastião, acumulados apenas de janeiro a 1º de junho deste ano, os índices representam dois indicativos – a necessidade de uma mobilização comunitária para combater os focos do mosquito e a urgência em intensificar as ações de prevenção junto ao Governo.

A falta de unidades públicas de saúde mascara um problema ainda maior

Os números já são preocupantes, mas é preciso ter consciência que estes dados podem ser muito maiores”, alertou Milton Coutinho, que informa os números oficiais para o bairro: desde o início do ano foram registrados 110 casos de pessoas que contraíram dengue no Jardim Botânico. Porém, estes dados podem ser superiores devido à escassez de Unidades Públicas de saúde na região. “As pessoas infectadas tendem a procurar hospitais em outras localidades, como Lago Sul e São Sebastião. Outro agravante é que os hospitais privados não costumam informar à SES-DF os casos de dengue atendidos” afirma Milton.  

Segundo o Levantamento Rápido de Índices para o Aedes Aegypti (LIRAa) de maio, o Jardim Botânico e região leste estão no epicentro da infestação de larvas do mosquito. O Índice de Infestação Predial (IIP) aponta o Jardim Botânico como área de risco, com porcentagem de 3,87% e o principal foco de acúmulo de larvas são os depósitos para armazenamento de água como tinas, baldes, tonéis, piscinas, dentre outros nas residências.

materia1
materia11
materia12
materia13
materia14

Imagens do Boletim epidemiológico e levantamento rápido de índice de infestação predial da Secretaria de Saúde-DF

 

São Sebastião, em estado de alerta, detém uma porcentagem menor de IIP – 1,35% e a principal fonte de criadouros para o mosquito são os  Vasos/frascos com água, prato, pingadeira, recipiente de degelo de refrigeradores, bebedouros, pequenas fontes ornamentais. O especialista alerta sobre a importância de realizar um plano de ações continuadas. “O Ideal é que, a cada dois meses, sejam realizadas grandes campanhas e fiscalizações. A melhor época para se realizar a prevenção é durante a seca, já que os ovos sobrevivem até 460 dias durante este período”, explicou Coutinho.

1 Comentário

  1. Patricia disse:

    Moro no Belvedere Green e tive dengue tipo 2 no inicio de maio, fiz exames e foi confirmado. Fiquei muito mal por uns 15 dias e até hoje ainda me sinto fraca e cansada.

Deixe um comentário