Síndicos, lideranças e moradores do Jardim Botânico se mobilizaram em defesa da mobilidade e da qualidade de vida na região. Ao mesmo tempo, a comunidade reafirma sua força e resiliência, mantendo a celebração dos 21 anos da cidade e dos 10 anos do MCJB, com o JB Fest programado para os dias 18 a 20 de setembro.
O Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) reuniu na última terça-feira (16/09) síndicos, presidentes de associações, conselhos comunitários e lideranças locais para deliberar sobre os impactos da faixa exclusiva de ônibus que está sendo implementada na região sem consulta prévia à comunidade. O encontro ocorreu na sede do MCJB e contou com a presença do deputado distrital João Cardoso, presidente da Frente Parlamentar do Jardim Botânico, e do assessor Lauro Amaral, representando o vice-presidente da Frente, deputado Thiago Manzoni. Também participaram representantes da Associação de Moradores do Jardins Mangueiral (AAJM) e da Associação de Empreendedores do Tororó (AETOR).

Reunião com síndicos, presidentes de associações, conselhos comunitários e lideranças locais. Foto: Redação MCJB
Ao todo, 26 síndicos e presidentes estiveram presentes, representando aproximadamente 50 mil moradores. A reunião foi híbrida, com participação presencial e virtual, e resultou em encaminhamentos coletivos que serão conduzidos pelo MCJB.
Relatos de impacto imediato
Moradores relataram atrasos significativos nos deslocamentos devido ao estreitamento das faixas, mesmo antes da entrada em vigor da faixa exclusiva. Condomínios do Tororó, da Avenida do Sol e da Avenida Dom Bosco registraram atrasos de até uma hora. Um percurso que normalmente levaria 35 minutos, por exemplo, chegou a durar 1h40 em função do gargalo no balão do Jardins Mangueiral.
Os impactos atingem também usuários de ônibus vindos de outras regiões, como DF-140 e Zona Rural, que agora enfrentam atrasos de até 1 hora em seus trajetos. A comunidade do Tororó, onde quase não existem linhas de ônibus, foi especialmente prejudicada. “Nossa comunidade do Tororó é uma das que mais foi atingida, nós quase não temos linhas de ônibus e somos obrigados a utilizar carro, nosso percurso aumentou mais de 40 minutos”, afirmou Maria José, presidente da AETOR.
Divergência com a pauta da comunidade
O MCJB reiterou que jamais solicitou a criação de uma faixa exclusiva de ônibus na região. Desde 2022, o pleito da comunidade tem sido pela criação de uma faixa de reversão (contrafluxo) para ampliar a trafegabilidade nos horários de pico (clique aqui para saber mais). A medida implementada pelo GDF vai na contramão dessa demanda, reduzindo uma faixa de circulação de uma via já saturada. “Faixa exclusiva precisa de planejamento e mais transporte público, precisamos agora é de mais linhas de ônibus”, destacou Larissa Schmidt, presidente do CONDEMA-JB.
Outro ponto levantado foi a justificativa oficial de ganho de poucos minutos no trajeto dos ônibus que vêm de São Sebastião, considerada desproporcional frente ao aumento de até 1 hora no deslocamento de motoristas e usuários de outras localidades. Vale lembrar que, segundo o PDAD – 2024, 90% da população do Jardim Botânico utiliza automóvel como principal meio de transporte, não faz sentido uma ação pública que prejudique a maioria absoluta da comunidade (confira aqui a pesquisa completa do PDAD).

Congestionamento de trânsito, registrado em 17/09/2025, na DF-001 entre o balão da Papuda e o balão de São Sebastião. Foto: Reprodução comunidade
A contrariedade dos moradores é visível, principalmente nas redes sociais. Muitos relatam que a medida, além de desnecessária, foi implementada de forma repentina e sem consulta pública, justamente em um momento de celebração para a cidade. “No condomínio onde moro só passa uma linha de ônibus, em poucos horários do dia, sou obrigada a utilizar carro e agora vou ser obrigada a ficar 50 minutos a mais no meu trajeto”, relatou Estela Maria, moradora do Tororó.
Mobilização e abaixo-assinado
Durante a reunião, síndicos e lideranças decidiram, de forma unânime, pela criação de um abaixo-assinado físico solicitando a suspensão da faixa exclusiva até que estudos técnicos sejam apresentados e debatidos com a comunidade. O documento ficará disponível para assinatura na sede do MCJB e também poderá ser assinado durante o JB Fest, evento de aniversário da cidade que ocorrerá entre 18 e 20 de setembro (saiba mais aqui).
Além do abaixo-assinado, o MCJB reforçou a importância de que cada morador registre sua manifestação na Ouvidoria do GDF, por meio do ParticipaDF (https://www.participa.df.gov.br/). Esse canal oficial obriga o governo a responder e buscar soluções para os problemas relatados.
Festividades continuam
Mesmo diante da perplexidade e insatisfação com a forma como a faixa exclusiva foi imposta à revelia da comunidade, ficou decidido que as festividades programadas para celebrar os 21 anos do Jardim Botânico e os 10 anos de fundação do MCJB serão mantidas. O evento JB Fest acontecerá nos dias 18, 19 e 20 de setembro, com uma programação especial voltada à valorização dos artistas e empreendedores da região.
O MCJB ressaltou que os artistas, feirantes e empreendedores locais não podem ser prejudicados por más decisões políticas que desconsideram a realidade da comunidade. Pelo contrário, a festa é um momento de celebração da união e da força da cidade. A mensagem é clara: a comunidade lutará contra a faixa exclusiva, mas sem deixar de comemorar a identidade e o espírito comunitário do Jardim Botânico.

Próximos passos
O deputado João Cardoso se comprometeu a levar as demandas diretamente ao governador, ao presidente do DER e ao secretário da Secretaria de Mobilidade, pedindo revisão imediata da medida. O assessor Lauro Amaral também garantiu que o tema será acompanhado pela Frente Parlamentar.
O MCJB continuará articulando reuniões com os órgãos competentes e reforçando a posição da comunidade: a defesa de um transporte público digno, com mais linhas, pontualidade, conforto e a construção de um terminal de ônibus no Jardim Botânico. “No condomínio onde moro só passa uma linha de ônibus, em poucos horários do dia, sou obrigada a utilizar carro e agora vou ser obrigada a ficar 50 minutos a mais no meu trajeto”, relatou Estela Maria, moradora do Tororó.
A mobilização comunitária contra a faixa exclusiva de ônibus mostra a força e a união do Jardim Botânico. A comunidade não se opõe a melhorias no transporte coletivo, mas exige que elas sejam feitas com planejamento, transparência e participação popular.
📌 Participe do abaixo-assinado na sede do MCJB ou durante o JB Fest e registre sua reclamação na Ouvidoria do GDF (https://www.participa.df.gov.br/). Juntos, podemos exigir respeito à nossa comunidade e lutar por uma mobilidade urbana justa e eficiente.
📌 Leia o informativo do MCJB para saber mais: Informativo 015-25 – Esclarecimentos relacionados à faixa exclusiva de ônibus no JB
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