Formação do Conselho de Segurança do Jardim Botânico

Editorial de Abertura: Paralisia, Resistência e Esperança
junho 26, 2015
COMUNIDADE DO JARDIM BOTÂNICO ELEGE MEMBROS DA COMISSÃO ELEITORAL DO CONSELHO LOCAL DE SEGURANÇA
julho 1, 2015

Formação do Conselho de Segurança do Jardim Botânico

Da Redação do MCJB, 26/06/2015

Secretaria de Segurança do DF reúne representantes dos Conselhos de Segurança para iniciar processo Eleitoral do biênio 2015-2017

Em reunião realizada dia 26 de junho de 2015, presidida pela Sub-Secretária de Segurança Cidadã, Márcia de Alencar Araújo, com representantes dos Conselhos de Segurança das Regiões Administrativas do Distrito Federal, foram dados os informes para o início do processo eleitoral dos Comitês Comunitários de Segurança – CONSEG, principal meio de participação social nas políticas de segurança.

Os CONSEGs são entidades criadas por decreto, que permitem às comunidades, através de seus representantes, discutir, analisar, planejar, acompanhar a solução dos problemas de segurança e obter as respostas do serviço público ao mesmo tempo em que fiscaliza o trabalho que está sendo realizado pelos órgãos de segurança. 
Em Brasília, cada Região Administrativa tem um conselho, com exceção de Gama, Brazlândia e Paranoá, que possuem dois conselhos cada: o urbano e rural. Águas Claras e Ceilândia também possuem dois Consegs, ambos urbanos, devido às características da região.
Como inovação, foi informado que todas as demandas apresentadas pelos CONSEGs, aos órgãos de segurança pública, serão feitos por meio de sistema on-line, proporcionando melhor gestão e transparência na resolução das solicitações da comunidade.
O processo eleitoral para a escolha dos conselheiros representantes da sociedade civil de cada RA, se inicia com a indicação de dois representantes da comunidade para comporem o Comitê Eleitoral, que, juntamente com outros cinco integrantes designados pela própria Secretaria de Segurança, serão os responsáveis por realizar todo o processo eleitoral. 
Segundo calendário apresentado pelo Edital de Convocação para a eleição dos CONSEGs, publicado no Diário Oficial do Distrito Federal de 18/06/2015, a indicação deve ser feita até 30 de junho de 2015, a submissão de chapas ocorrerá em julho, a eleição em setembro e a posse dos eleitos, em novembro.
Com a finalidade de indicar os dois integrantes para compor o Comitê Eleitoral da RA-XXVII – Jardim Botânico, será realizada Assembléia Geral comunitária dia 29/06/2015,  no Condomínio Solar de Brasília, Quadra 1 (salão administrativo) às 21h00, após a Reunião com a Administração Interina do Jardim Botânico. Para ver o edital, clique aqui

Deixe um comentário