Verba para obra no Mangueiral vai parar em S. Sebastião e provoca mal-entendido

Batalhão Ambiental realiza prisão por corte de árvores nativas em área de proteção ambiental
maio 31, 2017
Finais da Copa de Futsal serão transmitidas ao vivo
junho 2, 2017

Verba para obra no Mangueiral vai parar em S. Sebastião e provoca mal-entendido

Emenda parlamentar para iluminação pública em balão do Mangueiral é direcionada para Administração Regional de São Sebastião e moradores voltam a questionar em qual Região Administrativa o Mangueiral está inserido.

A emenda do deputado Chico Leite é destinada à execução de obra de iluminação pública no balão da DF-001, logo na entrada do bairro, entre as quadras 01 e 02 do Jardins Mangueiral, e vai parar na Administração de São Sebastião, para fazer o empenho junto à CEB, que será a executora da obra. Com essa informação, o presidente da Associação de Moradores do Jardins Mangueiral (AAJM), Paulo Isidoro, procurou o administrador de São Sebastião para cobrar a rápida execução da obra e aproveitou para falar sobre outras pendências do Mangueiral. Após o encontro, Paulo Isidoro divulgou comunicado do conteúdo da reunião, o que gerou um mal-entendido em parte da comunidade do bairro, que ficou com a impressão de que o Mangueiral estaria retornando para a subordinação da Região Administrativa de São Sebastião.

Ao Portal do MCJB, o presidente da AAJM rebateu essa informação, afirmando entender que para questões administrativas o que vale é Portaria n.4, de 23 de junho de 2015, publicada a partir de uma decisão conjunta da Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth), com as Administrações Regionais de São Sebastião, Santa Maria e do Jardim Botânico, e que incluiu definitivamente o Jardins Mangueiral sobre a tutela administrativa da RA-XXVII – Jardim Botânico. Ressaltou, porém, que tem enfrentado resistência da Administração do Jardim Botânico para aplicar as determinações desta Portaria, pois o atual administrador interino do Jardim Botânico, Alessandro Paiva, afirmou que a Portaria carece de validade jurídica e que precisa de um decreto de lei para poder exercer as determinações da Portaria. “Para nós não importa qual administração vai executar a emenda do deputado, o que interessa é que sejam rápidos para que essa obra se inicie o quanto antes e não venhamos a perder a verba”, informou Paulo. O presidente da AAJM lembrou que defende posição da maioria absoluta dos moradores do Mangueiral que, consultados em pesquisa realizada em 2015, em quase 90% votaram a favor da inclusão do bairro na região do Jardim Botânico e foram partícipes da formação da maior OSCIP comunitária do Brasil, o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (relembre aqui).

O mal-entendido é recorrente e provocado pela falta de definição das fronteiras geográficas da Região Administrativa do Jardim Botânico, uma vez que a Portaria n.4 trata apenas do mapeamento administrativo do JB, para fins específicos de emissão de documentos. O Tororó, que tinha relações históricas com o Jardim Botânico, foi excluído nesta Portaria e foram incluídos o Mangueiral e o Setor Habitacional Itaipú, que antes se submetiam à Administração de São Sebastião. Mas a solução para o problema talvez esteja mais perto que imaginado, com a proposta do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial – PDOT, que prevê a criação da Cidade do Jardim Botânico. Entretanto, ainda não há previsão da apresentação do PDOT pelo GDF, nem da votação na Câmara Legislativa do DF.

Veja como ficou a disposição do mapa administrativo do Jardim Botânico após Portaria n.4 de 2015:

I – Santa Maria – RA XIII:
– Setor Habitacional Meirelles; e
– Setor Habitacional Ribeirão.
II – São Sebastião – RA XIV:
– Setor Habitacional Tororó;
– Setor Habitacional Crixá; e
– Setor Habitacional Nacional.
III – Lago Sul – RA XVI:
– Setor Habitacional Dom Bosco;
IV – Jardim Botânico – RA XXVII
– Setor Habitacional Estrada do Sol;
– Setor Habitacional Jardim Botânico, inclusive a Etapa 3;
– Setor Habitacional Mangueiral, incluindo a Expansão do Mangueiral;
– Setor Habitacional São Bartolomeu; e
– Setor Habitacional Altiplano Leste.

Clique aqui e veja como ficou o mapa do Jardim Botânico.

Deixe um comentário