Poligonal: Altiplano Leste será dividido em dois

Depois de 3 anos, CPS é reaberto pelo GDF (mas não será escola pública)
abril 9, 2018
IBRAM e Banco do Brasil ensinam como usar recursos no programa Recupera Cerrado
abril 17, 2018

Poligonal: Altiplano Leste será dividido em dois

SEGETH acata solicitação de comunidade rural e divide o Altiplano Leste em duas partes. Mesmo com “divisão”, região administrativa do Jardim Botânico continuará uma das maiores do DF.

A audiência pública para tratar da nova poligonal do DF, realizada em março passado, marcou a separação da parte rural do Altiplano Leste da parte urbana. A primeira fará parte do Paranoá e a segunda, do Jardim Botânico.

O argumento sustentado pelos chacareiros, para não incluir a área rural no Jardim Botânico, foi o temor de que houvesse um incentivo para o avanço urbano dos condomínios. Representantes e lideranças do Jardim Botânico discordaram do argumento, mas aceitaram o pedido de transferir a área rural do JB para o Paranoá.

Os técnicos da SEGETH (Secretaria de Estado de Gestão do Território e Habitação) informaram que utilizaram, prioritariamente, critérios naturais, censitários e urbanos para delimitar as fronteiras das regiões administrativas. Apesar da “divisão” do Altiplano, o Jardim Botânico continuará com o “título” de 5ª maior RA, das 31 previstas na Poligonal. Veja abaixo como ficará o novo mapa do Jardim Botânico:



Próximos passos

Após a realização da segunda audiência pública e a análise de todas as manifestações da população, o projeto seguirá para análise do Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (CONPLAN). Aprovado o resultado no conselho, a SEGETH encaminhará a proposta a Câmara Legislativa. A expectativa é que os distritais recebam o texto do projeto de lei no primeiro semestre de 2018.

Deixe um comentário