PARCERIA QUE REATIVOU O CPS COMEMORA 2 ANOS NESTE SÁBADO

Regimento Eleitoral – 2023
fevereiro 10, 2023
Estrada do Sol pede Socorro: o caos viário está insustentável
março 2, 2023

PARCERIA QUE REATIVOU O CPS COMEMORA 2 ANOS NESTE SÁBADO

No próximo sábado, 4 de março, o Movimento Comunitário Jardim Botânico comemora 2 anos de parceria com o Instituto Brasília Ambiental – IBRAM, o  que viabilizou  a reativação do Centro de Práticas Sustentáveis – CPS.

Por Patrícia Gusmão (Jornalista Voluntária) – 01/03/2023

A comemoração ocorrerá no próprio CPS, localizado no Jardins Mangueiral. Serão várias atividades, todas abertas à comunidade, sendo uma delas a inauguração da cozinha comunitária do Centro, fruto do Projeto Oikos – Horta e Cozinha Natural.

A parceria com o IBRAM foi firmada em 5 de março de 2021 (relembre aqui), o que permitiu a reativação do CPS, até então inativo e com vários problemas de manutenção. Apesar do período de pandemia da Covid-19, a parceria se manteve e conseguiu reerguer o local que hoje atende toda a comunidade do Jardim Botânico com dezenas de atividades comunitárias, de educação ambiental e sustentabilidade (clique aqui para saber todas as atividades).

Para o secretário executivo do Instituto Brasília Ambiental, Thúlio Moraes, a celebração de dois anos do Acordo de Cooperação é fundamental para manter o CPS como um efetivo e eficiente equipamento público de execução de atividades de educação ambiental na cidade. 

“Para nós do Brasília Ambiental é um orgulho ver novos projetos surgindo a cada dia, como foi o caso do Projeto Oikos, que dissemina a cultura da sustentabilidade em iniciativas abertas à comunidade.” completa Moraes.

Animado com o sucesso do CPS, o presidente do MCJB, Livino Silva, já vislumbra o fortalecimento do espaço comunitário como replicar o modelo de parceria. “A consolidação e a sustentabilidade, inclusive orçamentária deste espaço, é nosso maior desejo. Fazemos muito como Comunidade e Ibram, mas precisamos de mais apoio dos setores empresarial e estadual. Seria fantástico que a parceria estivesse no orçamento do GDF, principalmente com recursos para infraestrutura. Eu pessoalmente sonho com a replicação deste modelo em outras RA’s. O que dizer? Venha fazer parte desse Movimento!“, afirmou Livino. 

Em pleno funcionamento, o CPS possui um Ecoponto com recolhimento de material reciclado, vidro e lixo eletrônico, o projeto Biblioteca Oikos com uma feira livre para trocas/doação de livros, diversos projetos de esporte, dança e cultura com tarifa social e bolsas para comunidade mais carente. Possui também um Ecowork (local para trabalho e estudo) com valores reduzidos e gratuito para pessoas sem condições de pagar; aulas de música, ioga, a Ecofeira (feirinha de produtos artesanais orgânicos) toda quarta e sábado; viveiros em pleno funcionamento com produção constante de mudas nativas do cerrado e de plantas medicinais, as quais destinam-se à distribuição gratuita para a comunidade (nesse caso o interessado precisa se cadastrar pelo site – clique aqui). Enfim, são vários os projetos ativos gestados por essa parceria! 

Para o gestor da parceria, Marcus Falcão, o CPS não foi reativado e sim ativado, o que foi um grande ganho para a população atendida. “São 2 anos de ativação de um instrumento público que estava com dificuldade. Uma gestão moderna, inteligente e eficiente. Recomendo que o Governo trabalhe sempre dessa forma. Não há troca de recursos e sim troca de força de trabalho e esse é o grande sucesso”, afirmou. 

PROJETO OIKOS – HORTA E COZINHA NATURAL

O fruto mais recente desta parceria é o Projeto Oikos, assinado em 28 de dezembro de 2022, por meio do Termo de Fomento (MROSC) nº 03/2022, com verba destinada de emenda parlamentar do Deputado Distrital João Cardoso (AVANTE). O projeto tem por objetivo, através da educação ambiental, conscientizar a comunidade a adotar práticas sustentáveis em alimentação natural e mais saudável.

Além das práticas educativas, o projeto focou em revitalizar a horta no CPS e em promover o cultivo de hortas orgânicas nas casas, utilizando hortaliças, verduras, frutas e plantas alimentícias não convencionais – PANC’s; e incentivo a culturas conforme a época do ano, como por exemplo: pequi, jatobá, cajuzinho, mangaba, que além de serem frutos nativos do cerrado, são espécies que permitem a redução do consumo de água para irrigação, dentre outros. 

Como parte da comemoração dos dois anos de parceria, será inaugurada a Cozinha Natural que foi recuperada, estruturada e reativada para servir como sala de gastronomia. A previsão é promover para a comunidade, gratuitamente, palestras, oficinas e cursos sobre a adoção de hábitos mais sustentáveis e saudáveis, técnicas e receitas utilizando a produção da própria horta além de sobras de alimentos, de modo a evitar o desperdício e aproveitar os resíduos orgânicos para produção de adubo. 

O CPS está à disposição da comunidade com dezenas de projetos ativos e todas as informações de horários, dias e disponibilidade de atendimento se encontram no site do Movimento Comunitário Jardim Botânico – (https://www.mcjb.org.br)  ou nas redes sociais do MCJB.

<strong>Programação - Dia 04/03/2023 (SÁBADO) - Local: Centro Práticas Sustentáveis</strong>
. 9h – Ecofeira (Feira de artesanato e orgânicos);
. 9h – Início doação de mudas medicinais, do projeto Viveiro de Mudas Medicinais (apenas para pessoas cadastradas);
. 9h30 – Inauguração da Cozinha do Projeto Oikos;
. 10h – Aulão de Desenho;
. 10h – Aulão gratuito e roda de Capoeira.

 

Deixe um comentário