Mais dois condomínios no JB iniciam coleta seletiva inclusiva de lixo

Anuncie sua empresa no nosso portal
janeiro 31, 2018
Agenda de Carnaval
fevereiro 2, 2018

Mais dois condomínios no JB iniciam coleta seletiva inclusiva de lixo

Agora são quatro o número de condomínios que promovem a reciclagem social através do recolhimento de seu lixo, que combina ação ambiental e ação social, resultando em aumento efetivo de renda para catadores e suas famílias.

Material de divulgação da Coleta Seletiva Inclusiva do Condomínio Estância Quintas Alvorada

Desta vez foram o Condomínio Morada de Deus (AMOBB) e o Estância Quintas Alvorada que se juntaram ao Condomínio Verde e ao Ouro Vermelho 1 e aderiram à coleta seletiva de lixo. Com isso, ambos os condomínios se adequam à política de resíduos sólidos ao mesmo tempo em que contribui para uma ação social que aumenta a renda de famílias de catadores.

Desde dezembro os catadores já estavam visitando residências e mobilizando os condôminos para explicar como separar corretamente o material reciclável do lixo orgânico e comum. A coleta no AMOBB começou no dia 2 de janeiro último e a do Estância Quintas Alvorada começa em 1º de fevereiro. A expectativa dos catadores é reciclar 10 toneladas por mês só com a quantidade à mais de material recebido, oriundo destes condomínios. “Para nós, na prática equivale à aproximadamente R$150,00 à mais por mês na nossa renda”, explicou Cristiane Pereira, presidente da Associação de Catadores Recicla Mais Brasil, que firmou parceria com o Movimento em Agosto de 2017 (relembre aqui). O objetivo da parceria é adequar os condomínios à política de resíduos sólidos, com a diminuição de custos de coleta de lixo para os condomínios e uma efetiva ação social que aumente a renda de famílias de catadores.

A parceria com os catadores, além de adequar os condomínios à Política Nacional de Resíduos Sólidos, também protege de um possível aumento no custo da coleta de lixo. Com o fechamento do lixão da Estrutural, qualquer lixo recolhido deverá ser destinado ao novo aterro em Samambaia, que é muito mais distante e só receberá rejeito, material que sobra após a retirada de tudo que pode ser reaproveitado. E, para receber material reciclável, o aterro vai cobrar.

A mudança é decorrência da Lei 5.610, de 2016, e está em vigor desde 1º de agosto de 2017, causando grande impacto nos grandes geradores comerciais de lixo e grande preocupação nos síndicos que ainda não aderiram à coleta seletiva de lixo, pois temem aumento de custos. Segundo a Política Nacional do Meio Ambiente, de 1981, e a Lei de Crimes Ambientais, de 1998, colocar resíduos sólidos em lixões é considerado irregular. A Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída pela Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, estabeleceu, entre outras imposições, que os aterros sanitários somente poderão receber rejeitos. Na prática, isso significa que os condomínios precisam fazer a coleta seletiva de lixo ou correm o risco de pagar até R$196,00 por tonelada de lixo recolhido pelo SLU, pois o lixo entregue junto com o material reciclável será cobrado em conjunto, garante o GDF. Com a regulamentação da nova lei, os produtores de lixo também ficam responsáveis pela separação dos recicláveis (papel, papelão, alumínio e plástico).

Para mais informações sobre a parceria do Movimento com a Associação de Catadores, entrar em contato com:
Associação de Catadores Recicla Mais Brasil:
– Telefones: (61) 99575-3378 / 99191-3344
– Endereço: Quadra 05, Conjunto D, Lote 01, ao lado do SLU
– Paranoá- DF
– E-mail: reciclamaisbrasildf@gmail.com
– Site: www.reciclamaisbrasildf.com.br

Deixe um comentário