Linhas de ônibus do Jardim Botânico suspensas desde sexta-feira

Jardim Botânico elege Conselho de Cultura
novembro 8, 2016
Moradores do Condomínio Estância Quintas da Alvorada plantam 200 mudas nativas do Cerrado
novembro 15, 2016

Linhas de ônibus do Jardim Botânico suspensas desde sexta-feira

Da Redação do MCJB – 15/11/16

Desde sexta-feira (11) a empresa Pioneira suspendeu unilateralmente todas as 4 linhas de ônibus que trafegam pelo Jardim Botânico, deixando milhares de moradores e prestadores de serviços sem transporte público.

A empresa alega que, na semana passada, foram queimados 3 ônibus por manifestantes contrários às derrubadas de invasões no Morro da Cruz, em São Sebastião. Como há previsão de novas manifestações, a empresa resolveu suspender as 4 (quatro) linhas de ônibus que atendem a região do Vila do Boa, São Gabriel e também todo bairro do Jardim Botânico. A decisão foi tomada sem aviso prévio aos usuários das linhas e sem comunicar o DFTRANS, órgão do GDF responsável pela fiscalização das empresas prestadoras de serviço do transporte público.

Com isso, todos os moradores e funcionários que trabalham no Jardim Botânico estão sem transporte público. Para sair de alguns condomínios é necessário se locomover por 8 quilômetros para ter acesso ao transporte público, na DF-001 ou em São Sebastião. Usuários das linhas reclamam que a empresa, com esta atitude, pune as pessoas que utilizam o transporte público sem se preocupar com o prejuízo delas. Reclamam, também, da omissão do poder público, responsável pela garantia e segurança no tráfego dos ônibus, já que existem novas ameaças de manifestação com mais queima de coletivos. Serviços de mototáxi estão cobrando mais de R$ 20,00 por um deslocamento de São Sebastião até os Condomínios, cuja distância é de menos de 10 quilômetros.

Procurada pela redação, a empresa Pioneira afirma não ter previsão de retorno do serviço e não demonstrou preocupação com os prejuízos causados à comunidade do Jardim Botânico e de parte de São Sebastião, pela suspensão das linhas. Também não mostrou preocupação com possíveis multas emitidas pelo DFTRANS, pelo não cumprimento dos trajetos programados.

O Movimento Comunitário do Jardim Botânico informa que os moradores devem registrar reclamação na ouvidoria do GDF pelo telefone 162 ou pela internet, no site http://www.ouv.df.gov.br. É importante fornecer o número das linhas e anotar o protocolo da reclamação para cobrar depois. As linhas suspensas são as seguintes: 147.7, 180.3, 183.2 e 183.7.

ALERTA – Manifestação amanhã

Moradores do Morro da Cruz estão anunciando uma carreata para protestar contra as derrubadas da AGEFIS em São Sebastião, nesta quarta (16). A carreata tem previsão de começar às 8h saindo de São Sebastião e com destino ao Buriti. Aos motoristas que utilizam a DF-001 devem sair mais cedo para evitar possíveis bloqueios das vias de acesso ao Plano Piloto.

Deixe um comentário