Um dos grandes problemas que afligem o Jardim Botânico está prestes a ser minimizado: o trânsito. Algumas vias, de fluxo intenso e acidentes frequentes, devem ser duplicadas.
Na sexta-feira (17/09) foi publicado, no Diário Oficial do DF, o aviso de licitação da concorrência nº008/2020 para a escolha da empresa que realizará a duplicação da Estrada Parque Contorno (DF- 001). O trecho em questão começa no balão que finaliza a EPJK (vem da ponte JK) e segue em direção ao altiplano leste, até desembocar no Lago Sul, já perto da barragem do Paranoá, que também é um gargalo e deve sofrer interferência. Além da duplicação, uma ciclovia vai amenizar a vida dos ciclistas que ali transitam com perigo de vida. O prazo de execução dos trabalhos é de 180 dias.
As obras serão realizadas em aproximadamente 5,5 km. O objetivo é beneficiar cerca de 40 mil motoristas, além dos ciclistas que trafegam pela região do Jardim Botânico, Lago Sul, Paranoá, São Sebastião e Jardins Mangueiral. O valor a ser investido é de aproximadamente R$ 14 milhões.
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) promete melhorias
Para a Agência Brasília, o Diretor-Geral do DER, Fauzi Nacfur, afirma que além de ser uma obra esperada por todos os moradores, é também uma interferência que trará uma mudança sensível no fluxo de trânsito, especialmente nos horários de pico. As obras terão as seguintes etapas: terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização horizontal e vertical, obras complementares e paisagismo.
Um pleito antigo da comunidade
Desde 2014 o Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MCJB) articula com o DER e a administração regional planos de melhoria viária para a Região Administrativa (confira aqui), a principal delas a duplicação da DF-001 e da Estrada do Sol.
Durante as reuniões virtuais, promovidas pelo MCJB em 2020, Antônio de Pádua, na época administrador regional do JB, conversou com os síndicos e moradores da região para conhecer as principais demandas da comunidade, despontando entre elas a duplicação da DF-001.
Pádua, hoje Subsecretário de Relações Institucionais, comemora a publicação do Edital e relembra as reuniões realizadas com Fauzi Nacfur, Diretor-Geral do DER, sobre os projetos executivos para essa duplicação. “Agora é questão de tempo. Essa obra é de uma necessidade muito grande. Além disso, conseguimos uma ciclovia. Podemos comemorar e agradecer mais essa conquista para a comunidade”, afirma Pádua.