CONSEG do Jardim Botânico é aclamado; posse, em novembro.

Jardim Botânico fala no “Voz Ativa” do governo
setembro 10, 2015
Comemoração dos 11 anos do Jardim Botânico começa quinta-feira – 17/09
setembro 15, 2015

CONSEG do Jardim Botânico é aclamado; posse, em novembro.

Da Redação do MCJB – 13/09/2015



Pela primeira vez em sua história, a Região Administrativa do Jardim Botânico elege seu próprio Conselho Comunitário de Segurança.



Em solenidade ocorrida ontem (12/09/15), com a presença de membros da Secretaria de Segurança Pública, do administrador interino Aldenir Paraguassú, de síndicos de vários condomínios e presidentes de várias associações de moradores, a chapa indicada pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico, presidida por Flávio Santos,  foi aclamada por unanimidade.



O evento se torna um marco histórico para a Região Administrativa do bairro, que nunca conseguiu eleger representantes comunitários para a área de segurança, uma área sensível para um bairro que sofreu o aumento histórico da criminalidade.



Para o administrador interino Aldenir Paraguassú, o Jardim Botânico  teve duas conquistas. A primeira foi eleger um representante legítimo da comunidade, que deverá atuar junto ao governo; a segunda, foi se organizar como comunidade, que deverá, na sequência, concentrar esforços para a obtenção de equipamentos públicos e consolidar sua independência administrativa. “É importantíssima (a conquista), por várias razões, não só pelo item ‘segurança’, agora nós temos um grupo organizado e legítimo da comunidade com o governo”, declarou.



Presidente da chapa eleito cita os desafios do novo CONSEG



O presidente eleito, Flávio Santos, declarou ao blog ter consciência do desafio do cargo que foi eleito, principalmente depois da divulgação, pela Secretaria de Segurança Pública,  das estatísticas que mostram um aumento de quase 300% da criminalidade no Jardim Botânico, em relação ao mesmo período de 2014. “As duas principais ações que esse CONSEG terá que buscar são a obtenção de um Batalhão de Polícia, com contigente próprio e exclusivo do Jardim Botânico, além da definição, junto à Secretaria de Segurança Pública, da área poligonal do bairro, para termos segurança dos dados estatísticos. É preciso também  possibilitar o desenvolvimento de um plano de ação que atenda as ocorrências de forma mais rápida e efetiva, envolvendo a realidade do Jardim Botânico, que é majoritariamente composto por condomínios, mas também com muitas áreas abertas”.
Chapa eleita: Alex, Mário, Flávio Washington, Margarete e o administrador Aldenir Paraguassú



Posse ocorrerá em Novembro



A chapa eleita foi proposta com um membro de cada região do Jardim Botânico, de forma a melhor distribuir a representatividade do bairro. Sua formação é: Flávio Santos (Presidente); Mário Fontes (Vice-Presidente),  Washington Rodrigues (Diretor Comunitário); Margarete Soares (Primeira Secretária);  e Alex Trindade (Segundo-secretário).



Os conselheiros de segurança terão mandato de dois anos à partir da posse dada pelo  governador Rodrigo Rollemberg, em solenidade que ocorrerá em novembro deste ano. Os conselheiros precisarão passar por um processo de capacitação, promovido pela Secretaria da Segurança Pública do DF.
Para que serve o CONSEG?



O CONSEG foi criado no intuito de ser a voz de cada comunidade junto ao poder público, analisando e propondo projetos e ações que promovam a paz social e a diminuição dos índices de criminalidade. Os conselheiros eleitos também podem fazer campanhas e dar cursos ou palestras. Todos são membros da comunidade com “ficha limpa” e trabalharão de forma voluntária.
______________________________

Deixe um comentário