Começam os preparativos para o 3º Workshop de Regularização e Urbanização do JB!

Salve nos contatos: telefone fixo e ramais da Administração do JB
março 16, 2021
LIVE – Conselho Comunitário de Segurança JB (CONSEG)
março 26, 2021

Começam os preparativos para o 3º Workshop de Regularização e Urbanização do JB!

Uma das ações mais importantes e abrangentes realizada pelo Movimento Comunitário do Jardim Botânico (MC JB), em parceria com a Administração Regional e condomínios associados, está prevista para acontecer em junho de 2021. A data pode sofrer alterações dependendo do andamento da pandemia.

Por Ana Comarú – 18/03/2021

Entre as ações para a realização do 3º Workshop de Regularização e Urbanização do Jardim Botânico foi publicada no Diário Oficial de quinta-feira (18/03), a Ordem de Serviço nº 12 para a criação do Grupo de Trabalho (GT) responsável pelo ordenamento do evento. 

Em janeiro, o MCJB realizou uma reunião com o Administrador Regional Antônio de Pádua (confira aqui). Em seguida os síndicos foram convidados a identificar os principais entraves encontrados durante o longo processo de regularização. O objetivo é identificar quais órgãos e seus respectivos técnicos serão convidados para o 3º Workshop de Regularização e Urbanização do Jardim Botânico. 

A 3ª edição do Workshop de Regularização e Urbanização do Jardim Botânico tem como objetivo auxiliar os síndicos e moradores da região neste longo e complicado processo. O evento realizado em dois dias conta com a participação dos técnicos e representantes dos órgãos envolvidos na regularização fundiária, para atendimento e esclarecimentos. (Confira aqui e aqui as edições anteriores).

O encontro virtual promovido pela Comissão de Regularização do MCJB, coordenado por Flávio Santos e Maria José Feitosa, reuniu aproximadamente 20 síndicos da região. Até 31 de março, os representantes dos condomínios devem reportar ao Movimento os entraves específicos e os órgãos responsáveis pelas etapas citadas. 

Participaram: Ceres Aires, síndica do condomínio Mansões Itaipu Etapa A; Melquisedec Ferreira, Diretor da Associação de Moradores do Jardim Botânico 3; Rafael Pimentel, síndico do condomínio Quintas do Sol; Shirley Noely Hauff, síndica do condomínio Quintas Bela Vista; Cristina, síndica do condomínio Quintas das Colinas; Wandell Cutrim, síndico do condomínio Mansões Braúma, entre outros. 

Resultados e conquistas

Apelidado como ‘Drive-thru da Regularização’, os workshops promovidos pelo Movimento e parceiros possibilitam a aproximação e articulação entre os líderes comunitários e órgãos do Governo, garantindo resultados concretos. A análise é de Maria José Pessoa, Presidente da Associação de Moradores do Ville de Montagne (Amorville). 

Nós ainda não estávamos no Movimento, mas recebemos o convite para participar do 2º Workshop. Na época tínhamos muita dificuldade com o Ibram e a Terracap. Durante o evento estavam presentes os técnicos de ambos os órgãos, o que nos possibilitou esclarecer e avançar muito. O Ville de Montagne é muito grato por este convite, tanto que hoje fazemos parte do Movimento com muita satisfação”, afirma Maria José.  

Flávio Santos ressalta que este é o momento de pensar a urbanização da região. “Considero o planejamento urbano como uma das etapas mais importantes do Jardim Botânico, dado o número de projetos particulares e públicos direcionados à nossa área. Se não nos organizarmos no planejamento urbano, vamos perder o pouco que temos.” A orientação é para que aqueles condomínios já regularizados dediquem-se ao desafio do planejamento urbanístico da região.  

Outra dica importante de Flávio é no sentido de que os condomínios formem comissões de regularização próprias, para que assim o aprendizado e conquistas alcançados neste processo não sejam descontinuados com as mudanças de gestores dos condomínios. 

Para os novos síndicos, que ainda estão conhecendo o processo de legalização fundiária, a Comissão de Regularização do MCJB está disponível para prestar esclarecimentos e orientações. 

Faça parte deste Movimento!

Precisamos de voluntários para nos auxiliar com os preparativos do 3º Workshop! Vamos somar? Envie um e-mail para: contato@mcjb.org.br

 

 

 

Deixe um comentário