Aniversário de 2 anos da parceria MCJB e IBRAM é comemorado no CPS

Estrada do Sol pede Socorro: o caos viário está insustentável
março 2, 2023
Por que as obras viárias do Jardim Botânico pararam?
março 13, 2023

Aniversário de 2 anos da parceria MCJB e IBRAM é comemorado no CPS

Da parceria, renasceu o CPS – Centro de Práticas Sustentáveis. O aniversário de 2 anos foi comemorado com uma solenidade que reuniu figuras políticas e a comunidade. O gestor da parceria, Marcos Paredes, sintetiza o significado da data: “Aqui é uma comunidade de árvores, de coisas que estão crescendo juntas.”.

Por Patrícia Gusmão (Jornalista Voluntária) – 07/03/2023

A solenidade ocorreu no último sábado, 04 de março, quando o revitalizado  Centro de Práticas Sustentáveis comemorou seus 2 anos, com seus “pais”: o IBRAM e o MCJB. Na oportunidade foi inaugurada a Cozinha Comunitária, parte do Projeto Oikos.

O gestor da parceria, Marcus Paredes, em seu discurso,  retrocedeu ao início do CPS, há 12 anos, quando então técnicos ambientais plantaram as primeiras mudas. E propôs uma reflexão: o que queremos deixar para os novos moradores e que novas possibilidades o futuro trará. “Aqui é uma comunidade de árvores, de coisas que estão crescendo juntas, e já conseguimos perceber que essa árvore florida está trazendo novas coisas para cá, novas pessoas, novos animais, novas ideias, novos projetos e esse é mais um projeto de vários que tem aqui, mais de 100 projetos estão acontecendo aqui”, destacou o representante do Ibram.

Livino Silva, o presidente do Movimento Comunitário Jardim Botânico, lembrou a importância da sustentabilidade das ações do CPS e sua expectativa de que um projeto com esse sucesso seja implementado em outras comunidades.  “Nesses dois anos tivemos muito apoio, não só do executivo e legislativo, mas também de nossa comunidade. Com sua participação e atuação, a comunidade tornou possível a realização desse projeto, que é a parceria do Movimento Comunitário com o Ibram, aqui no CPS”, afirmou

Já o Administrador do Jardim Botânico, Aderivaldo Cardoso, presente à solenidade, sempre atuante com seu apoio aos projetos do MCJB, ressaltou  o papel do Movimento em  aproximar a comunidade do governo. Destacou o projeto “Administrador vai ao seu Condomínio”: “É fundamental essa ligação entre comunidade e a política. Eu chamo de política inteligente, que busca a eficiência, a eficácia e a efetividade das ações governamentais, quando a base é constituída da comunidade”, afirmou o Administrador. 

COZINHA COMUNITÁRIA INAUGURADA

Marcus Paredes (gestor IBRAM), Deputado Gabriel Magno; e Rafael (Assessor dep. João Cardoso) inauguram cozinha-escola do CPS.

O projeto se tornou possível graças ao apoio do Deputado João Cardoso, que não pode estar presente mas enviou representantes, o senhor Paulo Cesar e Rafael, que ressaltaram a satisfação do Deputado em ver o projeto implantado. Coube ao Rafael, ao Deputado Gabriel Magno, também morador do JB, e a Marcus Paredes a inauguração da Cozinha Comunitária. Magno falou de sua alegria em conhecer projetos assim em nossa R.A, e colocou seu mandato à disposição para fortalecer outras ações desenvolvidas pelo CPS. “A cidade precisa estar mais adequada para nós, para vivermos ela intensamente, seja nos acessos aos serviços públicos, seja na qualidade de vida a ser oferecida”, disse o deputado.

Aderivaldo Cardoso (Administrador do JB) e Livino Silva (Presidente MCJB) inauguram nova Sala de Gastronomia do CPS.

A Cozinha e a Horta são coordenadas pela engenheira ambiental, Ana Caroline Lima. Frutos do Projeto Oikos, representam a concretização de um espaço do CPS para integrar a comunidade ao mundo da gastronomia saudável, através de suas diversas oficinas voltadas para a alimentação mais adequada à saúde humana. “Estão fazendo cinco anos que estou no espaço comunitário e hoje estamos inaugurando nosso segundo projeto nesse âmbito mais ambiental, graças ao apoio do deputado distrital, João Cardoso (que viabilizou verba por emenda parlamentar) para implementar o Projeto Oikos – Horta e Cozinha Natural, que tem o intuito do reaproveitamento dos alimentos e desperdício zero dos alimentos”, explicou a engenheira e coordenadora do projeto.

ATIVIDADES DO CPS

Durante a solenidade várias atividades estavam acontecendo dentro do CPS. Capoeira, aula de desenho, Ecofeira, distribuição de mudas, aulas de violão, entre outras programações oferecidas para a comunidade (confira aqui todas as atividades disponíveis).

No viveiro de plantas medicinais, moradores estiveram lá para escolher sua mudinha, dentre inúmeras variedades de ervas disponíveis para doação. “Peguei umas 10 mudas para minha amiga plantar lá na esquina do condomínio”, disse a moradora do Mangueiral Marcelina Carvalho. A horta solidária também disponibilizou mudas. Isabel Carvalho aproveitou: “Eu peguei hortelã, pimenta, vick, erva cidreira, bastante coisa”. 

Aulão gratuito de capoeira.

Já na Ecofeira, várias mulheres da comunidade estavam expondo seus trabalhos de artesanato apresentados em forma de lembrancinhas, biscoitos, cosméticos e outros trabalhos manuais. 

O espaço, bem ventilado e agradável,  serve para dar visibilidade aos pequenos empreendedores do Jardim Botânico. “Aqui todo mundo ganha. A gente ganha vendendo e não saindo do nosso local de moradia e os moradores também ganham com o local muito agradável que é o CPS”, relatou Kenia Mara, coordenadora da Feira.

Enquanto isso, capoeiristas, crianças e adultos, treinavam sob a supervisão do professor Simpatia, em um dos galpões do CPS. 

Em plena atividade, com estrutura física adequada, o CPS – Centro de Práticas Sustentáveis é um grande ganho para os moradores do Jardim Botânico que podem desfrutar de vários programas. 

Confira o vídeo apresentado pelo Movimento em ocasião da celebração dos 2 anos de parceria:

À solenidade de abertura também estiveram presentes o assessor do senador Izalci Lucas; assessores do deputado distrital, João Cardoso; coordenadores de projeto, diretores e voluntários do Movimento Comunitário Jardim Botânico, além de representantes da comunidade. 

Quer ficar por dentro e receber as nossas notícias?
➡️ Entre no nosso Grupo de Notícias 📳 do Whatsapp:
https://chat.whatsapp.com/Kz1RltSaMu7LJaNacPjVhK

➡️ Siga-nos no Instagram 📷 ou no Facebook:👇
https://www.instagram.com/movimentojb/
https://pt-br.facebook.com/movimentojb/

➡️ Ou acesse o nosso site para saber mais informações: www.mcjb.org.br

 

Deixe um comentário